Tipos de trabalho mental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPO DE TRABALHO MENTAL (ASPECTOS COGNITIVOS)





Textos Organizados pela Profa. Maria Cristina B.M. Pellini



Traduz a maneira do examinando captar o ambiente, elaborar seus dados e se adaptar à realidade percebida, ou seja, como o indivíduo observa, elabora e comunica o resultado de seu trabalho intelectual.


0 indivíduo necessita estar observando para poder elaboraros fatos percebidos, tanto num trabalho indutivo, concreto, como num raciocínio dedutivo, abstrato, de compreensão dos eventos. Após isso, o indivíduo reage comunicando esse processo, revelando a maneira através da qual se adapta à realidade externa. Naturalmente, nesse processo de trabalho mental, atuam aspectos afetivos, conativos e intelectuais que interferem na compreensão dos fatos e naadaptação à realidade externa.


Cada índice será compreendido individualmente e deverá, quando possível e necessário ser relacionado a outros índices. As expectativas utilizadas na interpretação provêm dos estudos e pesquisas de Aníbal Silveira na população brasileira.


1.1 CAPACIDADE ASSOCIATIVA (R) E TEMPO DE RESPOSTA (T)


1.1.1 R- número de respostas (esperado = 28 a 62 -para o Total)


Traduz a capacidade associativa do examinando, ou seja, sua capacidade de produção intelectual no meio.


R - na média - indica adequada capacidade associativa, de produção.


R( - traduz elevada capacidade associativa. No entanto, é preciso verificar outros dados que podem estar associados à elevação do número de respostas.


R ( sugere rebaixadacapacidade associativa, de produção intelectual.


É esperado que o número de respostas nas prs. Coloridas seja maior que nas prs. monocromáticas tanto por ser um aspecto comum encontrado na população amostra, como por ser esperada maior produção e envolvimento nas situações de maior apelo afetivo, logo a interpretação será feita pelo resultado do R total do protocolo se houver maior número derespostas nas pranchas coloridas, já que é este o resultado normalmente encontrado, portanto esperado. Entretanto, podem ocorrer dois casos que devem ser analisados da seguinte forma:


R mono > R color - indica dificuldade de produção frente a situações de mobilização afetiva, podendo estar relacionada a bloqueio afetivo, pouca sensibilidade afetiva ou ainda que o examinando evita reagiràs solicitações afetivas do ambiente, talvez por sentir-se ameaçado e confuso, retraindo-se como defesa. Posteriormente, quando a esfera afetiva for especialmente analisada, poderá ser verificado a que aspecto está relacionada a redução das respostas nas prs. coloridas.


R color o dobro ou mais das R mono - revela dificuldade em produzir frente a situações onde é pouco mobilizado pelo afeto,tratando-se de indivíduo intensamente suscetível para com as implicações afetivas do ambiente.


1.1.2 Ritmo de produção (T/R - esperado = 18" a 48")
Traduz o ritmo da produção mental do examinando, ou seja, quanto tempo necessita para desenvolver seu trabalho intelectual, suas atividades.


T/R na média- indica adequado ritmo de produção intelectual doexaminando, onde revela capacidade em desenvolver seu trabalho mental em um tempo razoável.


T/R( - indica lentidão no ritmo do trabalho mental, ou seja, o trabalho mental do probando requer um tempo elevado para se desenvolver.
T/R( - indica ritmo acelerado do trabalho mental, onde o probando necessita
pouco tempo para realizar seu trabalho mental.




1.2 OBSERVAÇÃO DAREALIDADE


1.2.1 Percepção


As modalidades referem-se a área de localização das respostas do probando, revelando-nos, portanto, para que dados das situações tende a dirigir sua atenção. Nesse sentido, através da análise das modalidades podemos verificar se o examinando tende a captar as situações como um todo, se é capaz de perceber os aspectos negativos e os obstáculos das...
tracking img