Tipos de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicações e Tipos de Software

O software pode ser aplicado a qualquer situação em que o conjunto previamente especificado de passos procedimentais (algoritmo) tiver sido definido.
O objetivo e conteúdo de informação são fatores importantes na determinação da natureza de um aplicativo. A palavra conteúdo refere-se ao significado e à forma de informações que entram e saem.
Exemplo: muitasaplicações comerciais fazem uso de dados de entrada altamente estruturados (um banco de dados) e produzem relatórios formatados.
Outro exemplo: o software que controla uma máquina automatizada (um torno de controle numérico – CNC) aceita itens de dados distintos com estrutura limitada e produz comandos de máquina individuais em rápida sucessão.


Desenvolver categorias genéricas para asaplicações de um software é uma tarefa um tanto difícil. À medida que a complexidade do software cresce, desaparece a clara divisão em compartimentos. As áreas (tipos) de software abaixo indicam a amplitude das aplicações potenciais de cada área:


1. Software básico


É uma coleção de programas escritos para dar apoio a outros programas. A área do software básico é caracterizada por: forteinteração com o hardware de computador; intenso uso por múltiplos usuários; operações concorrentes que exigem escalonamento "schedule"; compartilhamento de recursos e sofisticada administração do processo; estruturas de dados complexas e múltiplas interfaces externas.
O software básico tem como objetivo possibilitar a operação e o uso do computador, seja qual for a aplicação (o foco está na máquina) –o software básico se concentra na necessidades gerais de grande parte dos usuários.

Exemplos: Sistemas operacionais, compiladores, editores de texto, etc.

Algumas atividades dos softwares básicos:
• Gerenciamento de memória;
• Controle da comunicação do computador com os demais periféricos;
• Criações de software;
• Primeira comunicação com os usuários.


Fonte: Introdução àCiência da Computação - Facin-PUCRS - Material adaptado do texto original de Douglas José Peixoto de Azevedo UFRGS - Informática - 2006.
2. Software em tempo real

Monitora, analisa e controla eventos do mundo real.
Entre os elementos do software de tempo real incluem-se: Um componente de coleta de dados que obtém as informações provenientes de um ambiente externo, um componente de análise quetransforma as informações conforme a aplicação exige; um componente de controle / saída que responde ao ambiente externo e um componente de monitoração que coordena todos os demais componentes de forma a resposta em tempo real.
O termo "tempo real" difere de "interativo" ou "time sharing" (tempo compartilhado).
Um sistema de tempo real deve responder dentro de restrições de tempo estritas.
O tempode resposta de um sistema interativo pode ser normalmente ultrapassado sem resultados desastrosos.

Exemplos: Relógios de computadores, servidores de tempo.

Fonte: Introdução à Ciência da Computação - Facin-PUCRS - Material adaptado do texto original de Douglas José Peixoto de Azevedo UFRGS - Informática - 2006.


3. Software comercial

É a maior área particular de software. Asaplicações dessa área reestruturam os dados de uma forma que facilita as operações comerciais e as tomadas de decisões administrativas. Além da aplicação de processamento de dados convencional, as aplicações de software comerciais abrangem a computação interativa.

Exemplos: Edição de texto: Microsoft Office Word 2007, Edição de imagens: Adobe Photoshop CS3, edição e arte: CorelDRAW X3.

Fonte: Introdução àCiência da Computação - Facin-PUCRS - Material adaptado do texto original de Douglas José Peixoto de Azevedo UFRGS - Informática - 2006.



4. Software científico e de engenharia

Tem sido caraterizado por algoritmos de processamento de números. As aplicações variam da astronomia à vulcanologia da análise de fadiga mecânica de automóveis, à dinâmica orbital de naves espaciais...
tracking img