Os maias - intrigas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Intriga


Numa invenção algo complexa, Eça serve-se da história de uma família para narrar as desventuras de uma sociedade. Assim, o romance acompanha dois níveis de acções distintos, umdecorrente do título “Os Maias” , tem por personagem central Carlos e se subdivide numa intriga principal e numa intriga secundária, outro decorrente do subtítulo “Episódios da vida romântica” foca adescrição de eventos recreativos da sociedade portuguesa da Regeneração, constituindo a crónica da costumes.
O nível de acção decorrente do título dá-nos a conhecer a história da família Maia aolongo das gerações de Caetano, Afonso, Pedro e Carlos da Maia. A intriga principal é constituída pelo romance entre Carlos e Maria Eduarda; a intriga secundária dos amores de Pedro e Maria Monforte énecessária para construir a intriga central.
Na intriga principal coexistem poucas personagens, nomeadamente Carlos, Afonso, Maria Eduarda, Ega e Guimarães. Carlos é o protagonista, emborapertença também à crónica de costumes; Afonso está quase só ligado à intriga, sendo o elo de Carlos com o passado e com a intriga secundária protagonizada por Pedro, seu filho, e por Maria Monforte; MariaEduarda pertence somente à intriga e é o objecto do amor e desejo de Carlos; Ega é o melhor amigo e confidente de Carlos, intervém de maneira importante na crónica de costumes; Guimarãesexclusivamente personagem da intriga, transporta a identificação de Maria Eduarda, obrigando ao reconhecimento e apressando a tragédia. Esta intriga tem início quando Maria Eduarda aparece no Hotel Central.Na intriga secundária Pedro conhece Maria Monforte, namora-se e casa com ela desafiando a autoridade e oposição do pai que a apelida de “negreira” e questiona não só as suas origens mas também osseus princípios. Após uma viagem ao estrangeiro vêem morar para Arroios onde fazem vida de sociedade. Nascem os dois filhos e Maria Monforte adia sucessivamente o encontro com o sogro. Aparece Tancredo...
tracking img