tipos de sistema operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SERVIDORES
Eles são executados em servidores, que são computadores pessoais muito grandes, em estações de trabalho ou até mesmo em computadores de grande porte. Eles servem múltiplos usuários de uma vez em uma rede e permitem- lhes compartilhar recursos de hardware e de software. Servidores podem fornecer serviços de impressão, dearquivo ou de web. Provedores de acesso à internet utilizam várias maquinas servidoras para dar suporte aos seus clientes sites da web usam servidores para armazenar páginas e tratar requisições que chegam. Sistemas operacionais típicos de servidores são Solaris, FreeBSD, Linux e Windows Server.
Windows Server da Microsoft
Com o Gerenciador de Recursos do Sistema do Windows para o sistema operacionalWindows Server® 2008 R2, você pode gerenciar o processador do servidor e o uso da memória com diretivas de recursos personalizadas ou padrão. O gerenciamento dos recursos pode ajudar a garantir que todos os serviços fornecidos por um único servidor estejam disponíveis de modo uniforme ou que os recursos sempre estarão disponíveis aos aplicativos, serviços ou usuários de maior prioridade.
Como oWindows Server 2008 R2 foi designado para oferecer o máximo de recursos possíveis às tarefas que não sejam do sistema operacional, um servidor executando uma única função geralmente não requer gerenciamento de recursos. Porém, quando vários aplicativos e serviços estão instalados em um único servidor, eles não têm conhecimento dos processos concorrentes. Em geral, um aplicativo ou serviço nãogerenciado usará todos os recursos disponíveis para realizar uma tarefa. Dessa forma, é importante usar uma ferramenta como o Gerenciador de Recursos do Sistema do Windows para gerenciar os recursos do sistema em servidores com várias finalidades. O uso do Gerenciador de Recursos do Sistema do Windows oferece dois benefícios principais:
Mais serviços podem ser executados em um único servidor porque adisponibilidade do serviço pode ser melhorada por meio de recursos gerenciados dinamicamente.
Os usuários de maior prioridade ou administradores do sistema podem acessar o sistema mesmo nas situações de carga máxima dos recursos.

SISTEMA OPERACIONAL LINUX
Distribuição Linux é um sistema operacional Unix-like incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto.Distribuições (ou "distros") mantidas por organizações comerciais, como a Red Hat, Ubuntu, SUSE e Mandriva, bem como projetos comunitários como Debian e Gentoo montam e testam seus conjuntos de software antes de disponibilizá-los ao público.
Como o Linux e a maior parte dos softwares incluídos em distribuições são livres, qualquer organização ou indivíduo suficientemente motivado podem criar edisponibilizar (comercialmente ou não) a sua própria distribuição. Isso faz com que hoje haja registro de mais de 300 distribuições ativamente mantidas, embora menos de 20 delas sejam largamente conhecidas.
O Linux evolui muito rapidamente, e os principais distribuidores tendem a lançar versões novas a cada 3 ou 4 meses, ou pelo menos semestralmente. Como em geral você pode obter o softwaregratuitamente ou a custo baixíssimo, não faz sentido optar pela versão antiga - espere mais alguns dias, e instale a mais recente.
Todas têm vantagens e desvantagens. Aqui tem uma lista parcial de distribuições de Linux: Conectiva (braço brasileiro da Mandriva), Kurumin (brasileira),Debian BR CDD (brasileira), Debian, Fedora, Gentoo,Knoppix, Mandriva, Red Hat, Slackware, SUSE, Ubuntu, Yellow Dog Linux (paraMac).
A maior parte das distribuições de Linux consegue disponibilizar o mesmo conjunto de serviços, embora às vezes de maneiras bem diferentes. Algumas já vêm com todos os aplicativos e serviços incluídos nos CDs de instalação, outras exigem downloads e instalações adicionais. Algumas se distinguem por uma ênfase em aspectos específicos do sistema, como a facilidade de configuração, a...
tracking img