Tipos de postes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas Elétricos com Redes Protegidas – Características Técnicas

Ronaldo Antonio Roncolatto Depto. de Engenharia e Planejamento de Redes

DEEM
16/08/2010

2

Rede de Distribuição Compacta

3

Definição

REDE PRIMÁRIA COMPACTA CABOS COBERTOS (XLPE) NO PRIMÁRIO SUSTENTADOS E SEPARADOS POR ESPAÇADORES LOSANGULARES POLIMERICOS, APOIADOS EM UM CABO DE AÇO.

4

HistóricoDesenvolvida pela empresa Hendrix W&C, em 1951, nos Estados Unidos, quando Bill Hendrix desenvolveu um sistema que utilizava cabos cobertos e espaçadores. Quando criada, teve como objetivo desenvolver uma rede aérea com compactação próxima à encontrada nas redes subterrâneas, possibilitando a utilização de até quatro circuitos na mesma posteação e aumentando a confiabilidade e segurança do sistemade distribuição aéreo. Também conhecida como:  Rede Primária Compacta;  Spacer Cable;  Rede Protegida;  Rede Coberta

5

Histórico

No Brasil as primeiras experiências com cabos cobertos em redes aéreas foram das concessionárias CEMIG, COPEL e Eletropaulo na classe de tensão de 13,8 kV, no final da década de 80 . Nessa ocasião foram apenas substituídos os cabos de alumínio nus por cabosde alumínio cobertos com polietileno mantendo-se a topologia convencional de cruzetas e isoladores de porcelana tipo pino. O objetivo era testar em campo a eficiência do cabo coberto frente a contatos ocasionais de galhos de árvores durante chuva e vento.

6

Rede Compacta - Aplicações

 Locais densamente arborizados
 Ramais com altas taxas de falhas  Ruas estreitas  Redes com mais deum circuito por estrutura  Alternativa às redes isoladas (altos custos de implantação)

7

Rede Compacta - Restrições
Não é recomendado a utilização desta rede em locais poluídos, industrialmente ou pela agressividade marítima, devido a ocorrência do trilhamento elétrico (traking), fenômeno de envelhecimento superficial do dielétrico que produz trilhas elétricas como resultado da ação dedescargas elétricas próximas ou na superfície do material polimérico. Na foto abaixo pode ser observado o trilhamento sobre o cabo na extremidade da amarração e região de acúmulo de contaminantes.

Quando o trilhamento elétrico ocorre sobre uma área limitada do polímero, pode suceder a erosão, que é a perda localizada e gradual de massa do material da cobertura do cabo ou acessórios, ocorremprincipalmente nos pontos de concentração de campo elétrico ou drenagem de correntes, por exemplo, apoio dos cabos fase nos isoladores ou espaçadores, apoio dos espaçadores no cabo mensageiro aterrado.
8

Rede Compacta - Análise Econômica

 Investimento inicial (~15% maior)  Taxa de falhas reduzida  Menor Custo de Manutenção
O investimento inicial (projeto, construção) da Rede CompactaProtegida é pouco maior do que o da Rede Convencional, mas quando se trata de uma análise de custo em longo prazo, observa-se que os custos operacionais (manutenção preventiva e corretiva), custo de energia não distribuída que poderia estar sendo consumida e custos devido às reclamações dos clientes (podendo causar multas para as concessionárias) são bem inferiores aos da Rede Convencional.

9 Rede Compacta - Benefícios
SEGURANÇA
 Redução da corrente de fuga (contato acidental);  Redução de acidentes próprios ou de terceiros.

CONFIABILIDADE E QUALIDADE
 Redução das falhas no sistema e custos operacionais (falhas ~15x menor);  Redução dos índices DEC/FEC e DIC/FIC;  Menor queda de tensão (distância entre fases);  Redução do campo eletromagnético (RIV - Rádio interferência -simetria);  Solução de Problemas (maior número de circuitos no mesmo poste, etc); Aumento do faturamento;  Visual agradável
10

Rede Compacta - Meio Ambiente



Ocupação de menor espaço;

 Redução na área da poda;  Aumento no tempo entre podas;  Preservação da arborização;  Melhor relacionamento com os clientes.

12

Rede Compacta - Arborização

13

Rede Compacta -...
tracking img