Tipos de estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estado do Bem-estar social (Welfare State)
O estado de bem-estar social é uma concepção de governo no qual o estado exerce um papel-chave na proteção e promoção do bem-estar social e econômico doscidadãos e garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos. Caracterizado pela fusão entre bancos e empresas ( capitalismo financeiro), livreconcorrência, Neocaptalismo, Keynesianismo, insatisfação popular e intensificação na busca pela riqueza.
É preciso esclarecer, no entanto, que todos estes tipos de serviços assistenciais são de caráterpúblico e reconhecidos como direitos sociais. A partir dessa premissa, pode-se afirmar que o que distingue o Estado do Bem-estar de outros tipos de Estado assistencial não é tanto a intervençãoestatal na economia e nas condições sociais com o objetivo de melhorar os padrões de qualidade de vida da população, mas o fato dos serviços prestados serem considerados direitos dos cidadãos. Emdiferentes épocas e períodos históricos, é possível identificar vários tipos de políticas assistenciais promovidas por inúmeros estados, porém o conceito de Estado do Bem-estar social vem sendo historicamentecolocado em prática por diferentes formas de governo e de diferentes maneiras, quase que exclusivamente em nações com elevado nível de desenvolvimento econômico e social.
No final do século XIX,após a Segunda Guerra Mundial e junto ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele, o Estado do Bem-estar social surgiu e associado à crescente tensão e conflitos sociaisgerados pela economia capitalista de caráter "liberal", que propugnava a não-intervenção do Estado nas atividades produtivas.
As crises econômicas mundiais presenciadas nas primeiras décadas doséculo 20 (da qual a crise de 1929 é o caso mais conhecido) provaram que a economia capitalista livre de qualquer controle ou regulamentação estatal gerava profundas desigualdades sociais. Essas...
tracking img