Tipos de especiacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1.0 Introdução 3
1.1 Objectivos 4
1.2 Metodologia 4
2.0 Origem de novas especies 5
3.0 Processo de Especiação 5
3.1 Especiação Alopátrica 6
3.2 Especição Simpátrica 7
3.3 Especiacao peripatrica 9
4.0 Conclusão 11
Bibliografia 12

1.0 Introdução
A evolução é entedinda como sendo o processo gradativo da transformação dos organismos ao longo do tempo. A evolução Biológica éentendida como sendo a mudança das caracteristicas genéticas, estruturais que ocorrem nos organismos vivos de modo a adquirir outros factores adverso da sua existência, adaptações a novas condições oponentes a existência da vida.
No processo de evolução novas espécies surgem com caracteristicas genéticas diversificadas, como resultado da evolução ocorrida ao longo do tempo, portanto, é nesta vertenteque surge o presente trabalbo intitulado “ Evolução na Perspectiva Micro” com maior enfoque aos tipos de especiações, designadamente, especiação Alopátrica, Simpátrica e Periprática.
Vários autores consideram a especiação como sendo um processo evolutivo pelo qual uma especie diverge devido a ocorrência de fenómenos naturais, necessariamente, favorecendo para o rompimento duma espécie consideradaancestral em uma (anagénese) ou duas espécies (cladogénese).
Com este trabalho pretendemos fazer uma abrdagem aprofundada sobre o a evolução Biológica, trazendo elementos comprovativos que justificam e ou explicam o processo de surgimento de espécies diferentes com caracteristicas morfológicas, genéticas, ecológicas e comportamentais diferentes, assim como a extinção e multiplicação de novasespécies na natureza ao longo dos tempos.

.



1.1 Objectivos
1.1.1 Geral:
* Conhecer os tipos de especiação na perspectiva micro na acção da evolução.
1.1.2 Especificos:
* Mencionar os tipos de especiação
* Descrever os tipos de especiação, designamentente, Alopátrica, Simpátrica e Periprática;
* Explicar a maneira pela qual cada tipo de especiação intervém na formação de novasespécies;
1.2 Metodologia
Para a efectivação do presente trabalho teve se como base a revisão bibliografica que consistiu na procura da informação em torno do tema nas obras de Biologia disponíveis na Universidade Pedagógica, Delegação de Massinga.
Analíse comparativa da informação disponível nas obras e por fim a compilação sistématica dos conteúdos, que culminou com o trabalho.

2.0 Origem de novasespecies
Segundo Amabis e Martho (2004:243), O conceito espécie tem vários significados do ponto de vista Biológico, segundo esses dois autores “espécie” e uma unidade reprodutora, ou seja, seus membros cruzam-se entre si mas não se cruzam com menbros de outras espécies. A espécie também pode ser definida do ponto de vista ecologico como uma unidades com caracteristicas próprias e que tem relaçõesecológicas bem definidas com o meio ambiente e outras espécies e outras espécies. Ela também e uma unidade genética, pois possui um património genético caracteristico, em condições naturais, não se misturam com o de outras espécies, evolundo independetimente.
E justo o facto de as especies serem entidades reprodutivamente isoladas que lhes possibilita acumular mutações favoráveis, segundo, cadauma, em caminho evolutivos próprios e diferenciando-se de outras espécies.
Segundo Revardel (1993:87), a espécie é uma unidade evolutiva com suas populações adaptam-se ao ambiente e desenvolvendo estratégias únicas de sobrevivência.
3.0 Processo de Especiação
A formação de novas espécies de seres vivos, denomina-se de especiação, e é uma etapa fundamental do processo evolutivo.
Amabies eMartho (2004:244), advogam que os cientistas acreditam, que na história evolutiva da vida, as espécies surgem normalmente por Cladogénese, isto é por diversificação de uma espécie ancestral, porém para Revardel (1993:89 )defende que existem dois processos evolutivos para o surgimento de novas espécies, (Anagénese e Cladogénese).
Na anagénese ou especiação filética, uma espécie vai sofrendo...
tracking img