Tipos de esforsos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE ESFORÇOS

Um item muito importante no estudo de resistência dos Materiais é a identificação dos esforços que estão agindo numa peça ou estrutura. Sem isso oprojeto não pode seque ser iniciado, pois as formulas utilizadas dependem do tipo de esforço, ou combinação de esforços atuantes.
Quando um sistema de forças atuasobre um corpo, o efeito produzido é diferente segundo a direção e sentido e ponto de aplicação destas forças. Os efeitos provocados neste corpo podem ser classificados emesforços normais ou axiais, que atuam no sentido do eixo de um corpo, e em esforços transversais, atuam na direção perpendicular ao eixo de um corpo. Entre os esforçosaxiais temos a tração, a compressão e a flexão, e entre os transversais, o cisalhamento e a torção.
Por isso, vamos identificar esforços básicos estudados emResistência dos Materiais:

TRAÇÃO - solicitação que tende a alongar a peça no sentido da força aplicada. Ex: cabo de aço em guindastes.
COMPRESSÃO – solicitação que tendea encurtar a peça no sentido da força aplicada. Ex: Colunas de estruturas metálicas, pés da mesa.


CISALHAMENTO – solicitação que tende a deslocar paralelamente eem sentido oposto, duas seções contíguas de uma peça. Ex: corpo de rebites.

FLEXÃO – solicitação transversal à peça que tende a modificar o eixo longitudinaltornando-o curvo. Ex: vigas em estrutura

TORÇÃO – solicitação que tende a girar as seções de uma peça, uma em relação ás outras. Ex: eixo que transmite potência.SOLICITAÇÃO COMPOSTAS - Um corpo é submetido a solicitações compostas quando atuam sobre eles duas ou mais solicitações simples.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA...
tracking img