Tipos de conhecimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Conhecimentos – Empírico, filosófico, teológico e científico.
Empírico - Popular, conhecimento vulgar, ou senso-comum
Filosófico - É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É oconhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Valorativo, racional, sistemático,não verificável, infalível, exato.
Teológico - Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças decada indivíduo. Valorativo, inspiracional, não verificável, infalível, exato.
Científico - É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentosde verificação baseados na metodologia científica.
Tipos de Pesquisa – Qto à natureza : Básica e aplicada
Básica – Gera conhecimento sem finalidades imediatas. Conhecimentos a ser utilizado empesquisa aplicada ou tecnologias.
Aplicada – Gera produtos e/ou processos imediatos. Utiliza os conhecimentos gerados pela pesquisa básica mais técnologias existentes.
Tipos de pesquisas – Qto aosobjetivos – Exploratória, descritiva e explicativa
Tipos de pesquisas – Qto aos procedimentos – Bibliográfica, documental, experimental, operacional, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa participante,pesquisa ex-post-facto, pesquisa de campo.
Tipos de pesquisas – Qto a forma de abordagem – Quantitativa e qualitativa.
Quantitativa - utiliza a descrição matemática como linguagem, para descrever ascausa de um fenômeno,as relações entre as variáveis; o papel da estatística é estabelecer a relação entre o modelo teórico proposto e os dados observados no mundo real;
Qualitativa - o nível dossignificados, motivos, aspirações, atitudes, crenças e valores, que se expressa pela linguagem comum e na vida cotidiana é o objeto da abordagem qualitativa.
Defina amostragem e amostra. Justifique....
tracking img