Tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
OS TIPOS DE CONHECIMENTO HUMANO
O conhecimento é frequentemente dividido em duas categorias:
• Conhecimento explícito: é o conhecimento que está registrado em livros, revistas, artigos, documentos de um modo geral. Esse conhecimento é fácil de articular, manipular e transmitir.
• Conhecimento tácito: é o conhecimento que existe na cabeça das pessoas, ganho através da experiência que cada umaadquiriu ao longo de sua vida.
O conhecimento tácito é o mais valioso e o mais difícil de se capturar e transmitir. Há quem afirme que o conhecimento explícito pode ser facilmente confundido com informação pura e simples, e que somente o conhecimento tácito representa o verdadeiro conhecimento. Estudos indicam que a melhor forma de transmitir conhecimento tácito é através de contato direto entreas pessoas, através de interações e da convivência, através da comunicação oral, cara a cara [5].

Tipos de Conhecimento:
Apesar da separação metodológica entre os tipos de conhecimento popular, filosófico, religioso e científico, estas formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinadareligião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muitos aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.
Para melhor entender cada um desses tipos de conhecimento, vamos inicialmente traçar um paralelo entre o conhecimento científico e o conhecimento popular, para depois sinteticamente identificar o que caracteriza cada um deles.
O conhecimento científicoe outros tipos de conhecimento
Ao se falar em conhecimento científico, o primeiro passo consiste em diferenciá-lo de outros tipos de conhecimentos existentes. Para tal, analisemos uma situação muito presente no nosso cotidiano: O parto no âmbito popular e o parto no âmbito da ciência da medicina.

Tipos de conhecimentos que encontram-se mesclados neste exemplo:

- Empírico, popular, vulgar,transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal. O conhecimento empírico surge da relação do ser com o mundo. Todo ser humano apodera-se gradativamente deste conhecimento, ao passo que lida com sua realidade diária. Não há uma preocupação direta com o ato reflexivo, ocorre espontaneamente. É um conhecimento do tipo abrangente dentroda realidade humana. Não está calcado em investigações.
- Científico: conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem. O conhecimento científico precisa ser provado. O conhecimento surge da dúvida e comprovado concretamente, gerando leis válidas. É passível de verificação e investigação, então acabaencontrando respostas aos fenômenos que norteiam o ser humano. Usa os métodos para encontrar respostas através de leis comprobatórias, as quais regem a relação do sujeito com a realidade.
Correlação entre Conhecimento Popular e Conhecimento Científico

O conhecimento vulgar ou popular, também chamado de senso comum, não se distingue do conhecimento nem pela veracidade, nem pela natureza do objetoconhecido. O que diferencia é a FORMA, O MODO OU O MÉTODO E OS INSTRUMENTOS DO CONHECER.

Aspectos a considerar:
A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.
Um objeto ou um fenômeno podem ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum. O que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação.
Tanto o"bom senso" – senso comum , quanto a "ciência" almejam ser racionais e objetivos.

Características do Conhecimento Popular

Se o "bom senso", apesar de sua aspiração à racionalidade e objetivo, só consegue atingir essa condição de forma muito limitada, pode-se dizer que o conhecimento vulgar, popular, latu sensu, é o modo comum , corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato...
tracking img