Tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PERÍODO DE 2 A 6 ANOS (2º INFÂNCIA)

MANAUS
2013

Maria Lúcia Tavares

DESENVOLVIMENTO AFETIVO – EMOCIONAL
DESENVOLVIMENTO SOCIAL

MANAUS
2013

INTRODUÇÃO
A fase da terceira infância usualmente tem seu período cronológico compreendido dos 6 até por volta dos 12 anos. Podem-se observar duasmarcas, por assim dizer, quanto ao seu início e término. Por volta dos 6/7 anos a criança inicia sua vida escolar e aos 11/12 anos, visualiza-se a ‘passagem’ para a pré-adolescência.
Nesta fase os interesses mentais se socializam denotando uma diminuição no egocentrismo (característico da fase anterior) amplia-se o desenvolvimento da memória e a utilização da linguagem especialmente notocante ao simbólico.
Pode ser observada neste período a relevância de aspectos sociais – os amigos assumem uma maior importância, que acontece também o desenvolvimento da autoimagem e a relação com a autoestima.
Na terceira infância, ocorre o desenvolvimento do autoconceito e acontecem diversas transformações nas relações da criança com o outro. As mudanças deste período dos 6 aos 12 anosdeixam marcas importantes para o resto da vida da pessoa, principalmente no campo dos relacionamentos.
Período das operações concretas:
(a infância propriamente dita dos 7 a 11 ou 12 anos).
Nessa idade a criança está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valoresmorais. A grupalização com o sexo oposto diminui. A criança, que no início do período ainda considerava bastante as opiniões e as ideias dos adultos, no final passa a enfrentá-los.

Período das operações formais:
(a adolescência – 11 ou 12 anos em diante)
É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc. É capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é asociedade, sempre analisada como possível de ser reformada e transformada. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos.

Juventude: projeto de vida:
A personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 a 12 anos. Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.
Família:
Neste período acriança ainda tem nos pais uma grande base de apoio e influência, apesar da importância dos companheiros aumentarem consideravelmente. Como a família ainda é a parte mais importante do mundo na criança em idade escolar torna-se importante o estudo do ambiente familiar. Conforme elaboração feita por Papalia & Olds (2000), o ambiente familiar divide-se em estrutura familiar (a estruturação da família apartir de seus componentes) e atmosfera econômica, social e psicológica.
As famílias atualmente podem configurar-se de várias maneiras. Com o aumento do número de divórcios, podemos perceber composições familiares diferenciadas do formato ‘tradicional’ de família (pai, mãe e filhos), entre elas as famílias com apenas um os pais, crianças que vivem em meio ao segundo casamento dos pais,crianças com pais homossexuais, entre outros. Algumas pesquisas afirmam que filhos de famílias intactas tendem a se sair melhor do que os filhos que vivem outras configurações familiares de acordo com o contexto em que essas são realizadas.
Não se pode desconsiderar os traumas e dificuldades que sofre uma criança com pais divorciados ou cujo pai ou mãe faleceu, porém, o segredo dodesenvolvimento saudável não está na estrutura, e sim na atmosfera que a família proporciona à criança. Considera-se que independente do contexto, os pais, mesmo em situações de estrutura familiar não tradicional, necessitam criar um ambiente com figuras de autoridade e apoio para a criança, além de evitar ao máximo que problemas de relacionamento conjugal afetem seus filhos.
O relacionamento com...
tracking img