Tipos de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
UFMA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
TURMA 2012/2
MICHAEL MITCHELL ARAÚJO TRINTA












OS TIPOS DE CONHECIMENTO






















SÃO LUÍS - MA
2012
MICHAEL MITCHELL ARAÚJO TRINTA




















OS TIPOS DE CONHECIMENTOTrabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica, do curso de Química Industrial, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.


Orientadora Prof.ª Carmem Maria Almeida Portela




































SÃO LUÍS - MA


INTRODUÇÃO


O campo de investigação filosófica que abarca as questões sobre oconhecimento chama-se teoria do conhecimento. Tradicionalmente costuma-se definir conhecimento como o modo pelo qual o sujeito apropria intelectualmente do objeto. O saber, sendo essencial e existencial no homem, ocorre entre todos os povos, independentemente da raça, crença, etc., sendo no homem o desejo de saber algo inato.
É na busca incessante da verdade (objeto do conhecimento) que se assisteprogressivamente à procura de interpretações ou respostas às interrogações sobre o universo através da proposta de bens como hipóteses ou realidade; passagem da religião à filosofia – o caminho da razão; passagem da filosofia à ciência – a via do raciocínio engajada em uma relação de causa e efeito, através de análises vigorosas e procedimentos racionais adequados; de convergências e divergênciasentre o homem e o universo – contradições científicas; do momento científico, o qual corresponde à medida quantitativa, qualitativa e ideológica.
De que maneira o sujeito consciente aprende o real? Geralmente consideramos o conhecimento como um ato de razão, pelo qual encadeamos ideias e juízos, para chegar a uma conclusão. No entanto, nem sempre o processo se dá dessa forma. Vejamos aqui, adiferença entre os diversos tipos de conhecimento.








OS MODOS DE CONHECER

Constata-se que muito se polemizou sobre graus e níveis de conhecimento e sobre suas implicações. Em que termos? A resposta encontra-se diante do que se concordou em chamar “natureza humana” e/ou “especificidades do homem”. O ser humano é um ser de cultura que subsiste e se desenvolve com o progresso dasociedade ou da civilização, sendo, desse modo, um animal histórico.
O conhecimento representa um processo de maturidade do complexo humano. Essa constante evolutiva do passado, do presente e da futuridade é própria aos níveis de conhecimento predominantes a cada necessidade do conhecer, que se distingue de indivíduo para indivíduo em relação ao espaço e à temporalidade.


1 CONHECIMENTO SENSÍVEL(SENSO COMUM OU INTUIÇÃO EMPÍRICA)


Também denominado “vulgar”, é o conhecimento do dia-a-dia e que se obtém pela experiência cotidiana. É espontâneo e focalista, sendo, portanto, considerado incompleto. Aqui você poderá descrever cada subitem do seu trabalho. Você poderá descrever as características técnicas, figuras, placas, ilustrações dos componentes, enfim, tudo relacionado ao objeto dotrabalho. É um tipo de conhecimento imediato, alcançado sem intermediários, um tipo de pensamento direto, de visão súbita. Por isso, é inexprimível: como poderíamos explicar em palavras a sensação do vermelho? Ou a intensidade do ódio que sentimos quando alguém nos faz mal? É também um tipo de conhecimento impossível de ser provado ou demonstrado. No entanto, é extremamente importante porpossibilitar a invenção, a descoberta, os grandes saltos do saber humano.
Caracteriza-se fortemente por ser sensitivo (trata-se do dado mais elementar daquilo que é imediatamente vivido pelo sujeito situado no mundo), superficial (retém-se àquilo que é aparente, ocorre por mio do relacionamento diário do homem com as coisas sem haver preocupação com o que o objeto representa além das aparências),...
tracking img