Tipos de argumentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Slide 8 – definição de premissa e conclusão
Indicadores de premissa – porque, pois, sabendo que, partindo do principio, dado que, já que – Indicadores de conclusão – logo então, portanto,consequentemente.
Slide 9 – Michel de Montaigne
TODOS os argumentos apresentam uma ou mais premissas e apenas uma conclusão.
E um argumento é valido, apenas e só, quando as premissas e a conclusão estão,corretamente, relacionadas.
Slide 10 – por exemplo
Premissa 1 – Todos os homens são mortais.
Premissa 2 – Sócrates é homem.
Conclusão – Logo, Sócrates é mortal.
Slide 11 – logica
O argumentistaconvém saber um pouco de logica para ver se as ideias dos outros são bem baseadas ou não e para que a ideia dele seja convincente.
Slide 12 – depois do título – partes do argumento
Como já disseanteriormente, as premissas e a conclusão são proposições, e cada uma das proposições é constituída por termos.
Para que os conceitos que tornem claros, é necessário utilizar termos adequados.
Porexemplo muitas das vezes sabemos o que é uma determinada coisa, mas não sabemos explicar; temos/sabemos o conceito mas não temos termos para que as outras pessoas entendam.
Slide 16 – termo/conceito
Ouseja, o termo é aquilo que nós dizemos, e conceito é o que pensamos. Quando dizemos que sabemos o que é, mas não sabemos explicar, é quando sabemos o conceito mas não sabemos o termo para explicar.FIM: Para se entender melhor o que são termos/conceitos convém distinguir duas palavras.
Slide 17 – compreensão e extensão
Extensão ou denotação – é o conjunto de coisas que esse conceito se aplica.Compreensão ou intensão – é o conjunto de atributos/características que esclarecem um dado conceito.
Slide 18 – pirâmides
Neste exemplo o conceito ser é o que possui maior extensão e menorcompreensão, ao contrário do Cristiano Ronaldo, que possui menor extensão e maior compreensão. É mais ou menos como aquele jogo: quem é quem? Que se vai excluindo opções.
Slide 19 – Anatole
Quem é que...
tracking img