Tipoloxia textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É CARTA
Carta é o elemento postal mais importante, constituída por algumas folhas de papel fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através do serviço dos Correios.
Nos primórdios da entrega das cartas quem pagava a postagem era o destinatário e isso só se alterou com a criação dos selos quando se passou a, previamente, o remetente colocar na sobrecarta(envelope) a quantidade de selos correspondente ao porte (valor da tarifa de serviço), garantido assim a entrega da carta ou a sua restituição no caso de não ser encontrado o destinatário.
Os primeiros registros foram criados, provavelmente para que os mercadores fizessem contas A origem da carta , é relacionada a pró pia necessidade do homem em se comunicar .As tabuinhas de argila tiveram umpapel importantíssimo no início da história.
Foram encontrados em Tell Brank, na Mesopotâmia, tábuas de argila contendo material escrito, data dos em 3200AC., sendo provavelmente as inscrições mais antigas. Ao redor do ano 2800 a.C, as inscrições tinham-se reduzido a símbolos convencionais feitos em tábuas de argila em forma de cunha(daí o nome cuneiforme). Logo esta escrita começou a ser usada emSumer e em outras partes, como o Egito em UR, em Mari.Introdução

A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim aque ela se destina: um negócio, um amigo, um ente amado, um interesse pessoal, uma seção de jornal ou revista, um parente, etc. assim, as cartas podem ser amorosas, didáticas, doutrinárias, familiares, críticas ou apreciativas.

Estética

A estética da carta varia conforme a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve conter procedimentos formais como a disposição dadata, o nome do destinatário (vocativo), o nome do Remetente e a assinatura. No caso de correspondência comercial e oficial, a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.

Carta Persuasiva

A carta tem um teor crítico e se assemelha a dissertação, quando a intenção de quem escreve é de envolver o leitor de forma a persuadi-lo a fazeralgo, ou mudar de opinião a respeito de determinado assunto. A diferença entre as duas modalidades (carta e dissertação) é que na carta aparece o vocativo (pessoa a quem se destina); assim, o leitor é determinado e não impessoal como no caso da dissertação. Na carta persuasiva, o remetente deve apresentar um texto organizado segundo a estrutura dissertativa (tese, argumentação e conclusão). Osargumentos devem ser bem fundamentados a partir de exemplos extraídos do cotidiano ou da história, e a conclusão deve convencer o destinatário a apoiar o remetente.

Pontos indispensáveis numa Epístola

1) Organização: obedecer a sequência lógica do assunto;
2) Unidade: o conteúdo da carta deve relacionar-se com o assunto em discussão;
3) Coerência: ideias devidamente relacionadas entreparágrafos e uso correto dos elementos de ligação;
4) Clareza: diversidade e adequação do vocabulário; a linguagem deve refletir o padrão culto da língua;
5) Concisão: as palavras empregadas devem ser fundamentais e informativas;

Carta formal e informal

• A Carta Informal é a mãe dos e-mails, escritas em papel e enviadas pelos correios. Pessoal quer dizer que você escreve para uma pessoa...
tracking img