Tipologias textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LUCIANA NUNES
ROSIMEIRE LOPES DA SILVA
DENISE MARIA DA SILVA
























TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL


























UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO 2011
LUCIANA NUNES
ROSIMEIRE LOPES DA SILVA
DENISE MARIA DA SILVA














TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUALTrabalho interdisciplinar apresentado Como
pré-requisito de avaliação, do curso de
Formação Específica em Administração de
Recursos Humanos, turma 1F, sob orientação
da Profª Ana Lúcia.




















UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO 2010


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO


1. TIPOLOGIA TEXTUAL 06
1.1 NARRAÇÃO 06
1.2 DESCRIÇÃO 07
1.3DISSERTAÇÃO 07
1.4 EXPOSIÇÃO 07
1.5 INJUNÇÃO 08
1.6 DIÁLOGO 09
1.7 INFORMATIVO 09
1.8 ENTREVISTA 09


2. MODELO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO 10


3. MODELO DE TEXTO NARRATIVO 11


4. MODELO DE TEXTO DESCRITIVO 12


CONCLUSÃO 13


REFERÊNCIAS 14





INTRODUÇÃO

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR OS TIPOS DE TEXTO E MODALIDADE PARA UMAINTERPRETAÇÃO DE TEXTO EFICAZ. VAMOS APRENDER OS ELEMENTOS ESSÊNCIAS PARA REDIGIR UM TEXTO UTILIZANDO OS TIPOS DE TEXTO.
Para redigir um texto é preciso reconhecer os tipos de texto, vamos apresentar algumas modalidades e exemplos das três principais que são: Narração, Descrição e Dissertação.
Os textos são significativos quando entendemos o que ele realmente quer transmitiratravés de sua mensagem. Cada texto é diferente um do outro e temos que interpretá-lo. É significativo saber redigir um bom texto e para isso é importante saber as modalidades do uso da tipologia textual.
Em todos os concursos públicos e entrevistas onde se exige uma ótima escrita é realizado testes através de texto para identificar as habilidades dos profissionais, por isso, saberescrever bem é uma das exigências do mercado de trabalho, portanto para uma boa escrita de um texto é preciso entender o que se quer transmitir, sem perder a coerência e coesão do sentido daquilo que é escrito em um texto.
O conhecimento da escrita é importante, por isso, não basta apenas saber as tipologias é preciso avançar em mais detalhes que ajudarão a interpretar e compreender um texto,contudo, compreender e conhecer as tipologias de textos já é um caminho para redigir uma redação solicitada em uma determinada situação.


























1. TIPOLOGIA TEXTUAL


TIPOLOGIA TEXTUAL É A FORMA QUE OS ACONTECIMENTOS SERÃO APRESENTADOS NO TEXTO ATRAVÉS DOS TIPOS TEXTUAIS COMO: DESCRIÇÃO, NARRAÇÃO, DISSERTAÇÃO, EXPOSIÇÃO, INJUNÇÃO, DIÁLOGO,INFORMATIVO E ENTREVISTA.

1.1. NARRAÇÃO

Narrar é contar um fato, um episódio; todo discurso em que algo é contado possui os elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado: Onde? Quando? Fato? Com quem? Como?
Os personagens são autores principais para uma história narrativa. Quando se narra o fato é preciso dizer onde quando e como aconteceu e a conclusão dofato. É por isso que numa narração predomina a ação: o texto narrativo é um conjunto de ações que compõem o texto narrativo, ou seja, a história que é contada nesse tipo de texto recebe o nome de enredo.
As ações contidas no texto narrativo são praticadas pelas personagens, que são justamente as pessoas envolvidas no episódio que está sendo contado. As personagens são identificadas no textonarrativo pelos substantivos próprios.
Quando o narrador conta um episódio, ele acaba contando em que lugar esta acontecendo às histórias realizadas pelas personagens. O lugar onde ocorre uma ação ou ações é chamado de espaço, representado no texto pelos advérbios de lugar.
Além de contar “onde”, o narrador também pode esclarecer “quando” ocorreram as ações da história. Esse elemento da...
tracking img