Tipologia de eventos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Tipologia de Eventos Academicos

Índice
Introdução
Tipos de Eventos Acadêmicos
Explicação de Cada tipologia acadêmica
Bibliografia

Introdução

Um evento pode ser classificado de varias formas.
Podem ser classificados em tempo de periodicidade, termos de abrangência, termos de âmbito, e tipo.
Tipologia = estudo dos tipos, ou seja, tipos de eventos (Acadêmicos,AulaMagna,Concurso,Feira ,etc...)

TIPOS DE EVENTOS ACADEMICOS
* Aula Inaugural
* Aula Magna
* Brainstorming
* Campeonato
* Ciclo de Palestras
* Colóquio
* Competição
* Concurso
* Congresso
* Curso
* Debate
* Encontro
* Exposição
* Feiras
* Fórum
* Gincana
* Jornada
* Mesa Redonda
* Painel
* Palestra
* Reunião
* SemanaAcadêmica
* Seminário
* Simpósio
* Workshop

Explicação de Cada tipologia acadêmica :

Aula Inaugural: É a apresentação de um especialista no meio acadêmico ou educacional geralmente no início do ano ou do semestre letivo. Utiliza a informalidade.
Aula Magna: Apresentação de um especialista de renome no meio acadêmico e educacional. Necessário protocolo, pois é um acontecimentoformal.
Brainstorming: Reunião onde os participantes expõem idéias que posteriormente serão avaliadas conforme suas potencialidades de aplicação. Um grupo se reúne em assembléia quando tem por finalidade encontrar idéias ou soluções novas,sendo necessário o uso da imaginação.O objetivo é produzir o maior numero de idéias sobre um tema.A analise do problema é supostamente feita,os dados reunidos,asituação de difícil decisão é bem definida.O grupo só se envolve com as soluções.
Campeonato: Competição entre os participantes que seguem um regulamento rigoroso. Possui abrangência mais ampla que um torneio.
Ciclo de Palestras: É um tipo de reunião derivada da conferência, tendo como diferença o fato de poder estar vinculada a uma série de palestras pronunciadas por professores e especialistas nomesmo assunto a ser abordado.
Colóquio: Semelhante á conferência,apresentado por conferencistas de renome e expert no assunto,possui como objetivo final o esclarecimento de tema ou tomada de decisão. É usado mais e classes especificas como,a classe medica.

Competição: Tem o objetivo de estimular a concorrência, o desafio e a disputa entre os participantes. Também propicia a integração daspessoas envolvidas e a descoberta de novos talentos. As competições mais comuns tem caráter esportivo ou cultural.
Concurso: Competição entre participantes que seguem regras estabelecidas para a ocasião. Necessário a presença de um júri que avaliará cada concorrente. A partir de critérios determinados com antecedência de avaliação premiação, desempate, duração, concorrentes, júri, este eventocompetitivo visa estimular os participantes a alcançar metas ou objetivos predefinidos. Também busca divulgar politicas e interesses de uma organização politica ou empresarial.

Congresso: Reuniões que visam debater assuntos que interessam a um determinado ramo profissional. Estudam temas diversos, e ao final do trabalho, as conclusões são adotadas no todo ou em parte após serem encaminhadas àsautoridades. Tem duração de vários dias. É uma reunião formal e periódica de profissionais atuando na mesma área,promovida por entidades associativas e incluem debates,palestras,painéis etc

Curso: Destinado a capacitar o público envolvido em determinado assunto. É a capacitação de pessoas para execução de tarefas especificas.Com objetivo de capacitar os participantes para execução das suasatividades de trabalho.Pode ser utilizado para casos específicos,como:especialização,extensão,mestrado,doutorado e graduação. De curta, média ou longa duração, e dirigido para um publico homogêneo, previamente inscrito e selecionado. Por meio de aulas, palestras e outros formatos, os participantes buscam aprendizado especifico, com especialistas

Debate: Conduzido por um moderador ou coordenador,...
tracking img