Tipografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipografia

Tipografia deriva do grego typos (forma) e graphein (escrita), e, deste modo, pode ser definida como a criação de arte através da composição de texto. Os tipos constituem a principal ferramenta de comunicação da tipografia e são, de um modo simplificado, as famílias de letras como Verdana, Arial, etc... As variações dessas letras (ligth, itálico e negrito, por exemplo) de umadeterminada família são as fontes desenhadas para a elaboração de um conjunto completo de caracteres que consta do alfabeto em caixa alta e caixa baixa, números, símbolos e pontuação.
O objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Por analogia, tipografia também passou a ser um modo de se referir à gráfica que usa uma prensa de tipos móveis. Na maioria doscasos, uma composição tipográfica deve ser especialmente legível e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que é lido e os objetivos da sua publicação.
No uso da tipografia o interesse visual é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.Todos esses fatores são combinados para que o layout final tenha uma “atmosfera” ou “ressonância” apropriada ao conteúdo abordado. No caso da mídia impressa, designers gráficos (ou seja, os tipógrafos) costumam se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos métodos de impressão.
O conhecimento da tipografia é essencial aos designers, principalmente os que trabalham com diagramação,ou seja, na relação de texto e imagem. Logo a tipografia é um dos pilares do design gráfico e uma matéria necessária aos cursos de design. Para o designer que se especializa nessa área, a tipografia costuma se revelar um dos aspectos mais complexos e sofisticados do design gráfico.
Ao elaborarmos um trabalho tipográfico, é necessário ter em conta diversos fatores como a escolha adequada de fontes,a composição (layout) do texto, o tom do próprio texto e sua relação com os elementos gráficos da página. É a combinação destes fatores que atribui à tipografia uma determinada atmosfera adequada ao conteúdo abordado.

História da Tipografia
Assim como as roupas são reflexos de tendências e comportamentos de uma época, podemos dizer que a tipografia, desde a invenção da escrita cuneiformepelos sumérios em 3150 a.C até a impressão de tipos móveis por Gutenberg em 1450, sempre acompanhou a urgência do homem como meio de diferentes expressões culturais e implementou as trocas comerciais. Como exemplo, pode-se afirmar que, a partir da Revolução Industrial, a tipografia passou a ter um foco mais comercial, que foi fundamental para o desenvolvimento da propaganda. Além disso, ao aliarestética e espírito crítico teve influência decisiva em movimentos artísticos como o Dadaísmo, Futurismo, Construtivismo e a Bauhaus.
A partir da década de 70, com o advento do computador, iniciou-se outra revolução considerada chave para entender a sociedade de informação em que vivemos hoje: o processamento de informações por bits e o desenvolvimento do Desktop Publishing , inovações estas que são abase da tipologia digital da atualidade.

Classificação das fontes
Na tipografia, as fontes tipográficas (ou apenas fontes) são classificadas em 4 grupos básicos: 

* Sem serifas: A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras. Os tipos sem-serifa são mais simples, mais parecidas com os alfabetos originais, e costumam serusados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção"), já que parecem mais limpos.

* Com serifas: As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Elas facilitam a leitura, pois fazem o texto parecer contínuo aos olhos. As serifas são naturais e...
tracking img