Tipo de pele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
Uma das funções da pele é manter uma barreira entre o corpo e o ambiente externo. Entre suas diversas funções, inclui-se prevenir a perda de fluidos corporais, regular a temperatura corporal, proteger contra a radiação ultravioleta, os agentes oxidantes e micro organismo.
O estrato córneo serve como uma barreira de permeabilidade da pele. Os distúrbios de sua manutenção e reparopermanecem entra as principais causas de doenças cutâneas. A PATE é uma medida objetiva da perda de água pela pele excluída as perdas devidas à sudorese.
O estrato córneo é composto por queratinócitos envoltos por uma matriz estrutural e bioquimicamente diversa constituída de membranas lamelares paralelas que contem colesterol, ácidos graxos livres e glicosilceramidas.
A hidratação de peledepende do fator de hidratação natural do corneócito e dos corpos lamelares da matriz extracelular. Uma vez que os níveis de água do extrato córneo caiam abaixo de um ponto critico, medido com o aumento em 1% da PATE, a função enzimática necessária para a descamação fica prejudicada. Isso leva a um aumento na adesão dos corneócitos, resultando no acúmulo de escamas e na aparência se e descamada dapele.
A descamação da pele é um mecanismo altamente controlado, necessário para hidratação, flexibilidade e integridade do tecido. Uma série complexa de reação enzimática rompe as ligações desmossômicas entre os corneócitos. Esse mecanismo altamente controlado é regulado predominantemente pelo pH e pelo conteúdo de água de corneócito, gerado pela hidrólise da proteína filagrina. A homeostasia doestrato córneo depende de muitos mecanismos de mecanismos de sinalização entre eles, o conteúdo hidrólico, o pH, os níveis de cálcio e um ambiente rico em citosinas, todos que promovam uma cascata de eventos que levem a descamação, reparo e recuperação da barreira.
Muitos fatores genéticos e ambientais alteram a produção de lipídios e a barreira cutânea.
A radiação UV, o envelhecimento,dermatite atópica, glicocorticóides orais, doenças, dietas. Estresse e ambientes úmidos ou secos têm um papel na alteração e no atraso do reparo da barreira epidérmica.
Estudos também demonstram diferenças raciais na função da barreira cutânea. Uma vez que o reparo normalmente funciona em um pH ácido, a neutralização desse pH atrasa o mecanismo normal de reparo e aumenta as alterações na adesão doscorneócitos.
O tratamento bem-sucedido dessas perturbações depende da compreensão dos mecanismos de barreira e dos mecanismos estruturais e fisiológicos envolvidos com os tipos de pele sendo elas: normal, oleosa, mista, seca e sensível.











Tipos de pele:
Pele normal:
È definida como uma pele com equilíbrio de reepitelização e descamação, secreção sebácea e hidratação.Tem apresentação macia, é suave ao tato, possuem uma coloração saudável, poros de tamanho regular e não apresenta lesões visíveis ou sensações de desconforto. As células do estrato córneo da pele normal apresentam um padrão regular e a proteção de uma fina camada de óleo.
Refletem o equilíbrio de vários processos biológicos que incluem a queratinização, a descamação, a perda de água, a secreçãosebácea e a sudorese.
Dessa forma, não se detectam áreas de desequilíbrio tangível ou visíveis. A minoria das pessoas apresenta pele normal, e característica de pele normal pode, facilmente, mudar com a idade, temperatura do ambiente, umidade e com o estresse mecânico ou químico.
Manter uma rotina diária é importante, adequando-se para manter o equilíbrio fisiológico e a integridade mecânica,protegendo-a de possíveis agressões externas.
A limpeza da pele deve ser feita com um agente de limpeza suave, de preferência livre de sabão, já que a lavagem excessiva com água e sabonete pode levar a perda da umidade da pele. A exposição ao ar com baixo teor de umidade pode causar o mesmo efeito. Principio ativo como alfa-bisabolol e camomila apresentam ação antiinflamatória e calmante....
tracking img