Tipo de capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPO DE CAPACITORES



Introdução
História
A primeira forma de capacitor, que temos conhecimento, foi “A Jarra de Leyden” , que fora inventada na Universidade de Leiden, na Holanda. Era uma jarra de vidro coberta com metal. A cobertura interna era conectada a uma vareta que saia da jarra e terminava numa bola de metal,
O capacitor, ou condensador, esta peça que faz parte de váriosesquemas elétricos e eletrônicos tem como função principal acumular carga elétrica, este se carrega e descarrega inúmeras vezes por segundo. E ainda, o capacitor pode através de pequenas variações de DDP (diferença de potencial) pode gerar campos elétricos de diversas intensidades e também absorver ou ceder cargas elétricas. Os formatos mais comuns de serem encontrados no mercado são formados por duasplacas, chamadas de eletrodo ou armadura, separadas por um material isolante chamado dielétrico, este modelo é chamado de eletrolítico.
Os eletrodos armazenam cargas iguais, porém de polaridades inversas, com isso a carga total no dispositivo é sempre igual a zero. As áreas da armadura influem diretamente na capacitância do componente, porém esta é proporcional ao tamanho da armadura. Outrofator que também influencia a capacitância é a espessura do dielétrico.
Regularmente os capacitores são utilizados na eletrônica com o fim de eliminar sinais indesejados, oferecendo um caminho mais fácil pelo qual a energia associada a esses sinais não desejados pode ser escoada, impedindo-a de invadir o circuito protegido. Nestas aplicações, normalmente quanto maior a capacitância melhor o efeitoobtido e podem apresentar grandes tolerâncias.

Já capacitores empregados em aplicações que requerem maior precisão, tais como os
Capacitores que determinam à freqüência de oscilação de um circuito possuem tolerâncias muito menores.
Em geral os capacitores permitem armazenar pequenas quantidades de energia, absorvendo variações na corrente e entregando um fluxo estável para os componentesligados a ele. Você pode imaginar que eles atuam como pequenas represas, armazenando o excesso de água na época das chuvas e entregando a água armazenada durante as secas.
Por passarem sinais de Corrente Alternada mas bloquearem Corrente Contínua, capacitores são freqüentemente usados para separar circuitos Corrente alternada de corrente continua. Este método é conhecido como acoplamento AC.Capacitores também são usados na correção de fator de potência. Tais capacitores são conectados como uma carga trifásica. Geralmente, os valores desses capacitores não são dados pela sua capacitância, mas pela sua potência reativa em var.

Capacitores e suas habilidades
Capacitância
Este fenômeno ocorre em cada capacitor e se podemos calcular este através do quociente entre a carga e a diferença depotencial, o que se torna então uma constante para um determinado capacitor e recebe o nome de capacitância.

C=q/v

Essa equação nos mostra em farad, a propriedade que estes componentes tem de armazenar energia elétrica sob forma de um campo elétrostático.
Como está escrito no site Wikipedia: “Pelo Sistema Internacional de Unidades(SI), um capacitor tem a capacitância de um farad (F) quando um Coulomb de carga causa uma diferença de potencial de um volt (V) entre as placas”

Refletindo sobre a distância ente as armaduras
Esta equação do quociente da carga pela tensão é exata porém somente para valores onde a carga é muito maior que um elétron, temos que um elétron é igual a 1,602 x 10-19 diante disso temos que se umacapacitância de 1 pF fosse carregada a uma tensão de 1 µV, a equação perderia uma carga Q = 10-19 C, como poderia acontecer isto já que seria menor do que a carga em um único elétron? Por isso, as experiências e as teorias recentes nos remete a pensar sobre a existência de cargas fracionárias.
Conforme a demonstração do site podemos dizer que: “A capacitância de um capacitor de placas paralelas...
tracking img