Tinta automotiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tinta Automotiva
Quais as funções de seus aditivos?
Histórico
Pré-História: decoração cavernas, tumbas e corpos.
Egito: grande variedade de cores.
China: tinta de escrever, nanquim.
Roma: pinturas romanas (Ruínas de Pompéia) ascenção e queda.
Idade Média: aspecto de proteção;
ingleses e artistas italianos.
Revolução Industrial: expansão e produção em larga escala. Século XX: atecnologia a serviço das tintas
Em um primeiro momento mostraremos como formular e escolher os melhores aditivos para a exigente industria automotiva.
Tipos de tintas na pintura automotiva
Primer: É um fundo, que ao ser aplicado melhora a aderência entre os diferentes tipos de tinta, e faz um nivelamento de imperfeições do substrato.
Esmalte: Na tecnologia monocamada é este o acabamento aplicado, poiseste já nos garante o efeito de acabamento(brilho, aspecto, alastramento) e também nos garante a resistência química( solventes, soluções de gasolina, óleo diesel) e física(aderência, batida de pedras) neste tipo de tinta usa-se resina acrílica.
Base coat: Este é utilizado na tecnologia dupla camada, pois com uma pequena camada de filme consegue-se dar o efeito ideal ao alumínio ou pérola deefeito, neste sistema é utilizado resina poliéster.
Verniz: Usado sobre a camada de base coat este dá ao sistema propriedades que não poderiam ser obtidas com a resina poliéster como Resistência química e física como também o efeito de acabamento, nesta tinta usa-se a resina acrílica.
Formulação
Depois de escolhido a tecnologia, partimos para:
Pigmentos: Partículas sólidas que conferem cor ecobertura a tinta.
Cargas:Também partículas sólidas que dão proteção anti-corrosiva e enchimento no caso de primers.
Solventes:Substancias voláteis, quimicamente estáveis, que dissolvem outros materiais sem alterar suas propriedades(estes não fazem parte do filme aplicado pois são voláteis)
Aditivos: Substâncias que proporcionam a tinta características fundamentais para um produto de qualidade.Dispersantes e umectantes:Participam na distribuição homogênea do pigmento sólido em uma solução de resina.Sem eles podemos ter problemas do tipo:Floculação, perda de brilho, mudanção de cor, flotação, celulas de Bénard, sedimentação.
Como agem os aditivos dispersantes e umectantes
Aditivos dispersantes são absorvidos sobre a superfície do pigmento e portanto mantém espaço entre os pigmentosatravés da repulsão eletrostática e/ou impedimento estérico
Agente de Reologia
São produtos que controlam a fluidez da tinta, caracterizam pela formação de ponte de hidrogênio, que confere a tinta uma viscosidade aparente maior, evitando a sedimentação e prevenindo o escorrimento na aplicação.

Bentones:Silicatos estratificados feitos a partir da esmectita(mineral laminar), a qual passa por umprocesso de limpeza e reação com compostos organicos que dispõe perpendicularmente á superfície das lâminas e formam através das pontes de hidrogênio uma estrutura de gel.
Dispersão: onde é adicionado a solução resina/solvente/dispersante em alta rotação pigmentos e cargas.
Moagem:Aqui a dispersão é submetida a forças de atrito e cisalhamento forçando a separação dos aglomerados e envolvendo-oscom a solução de resina/solvente/dispersante.
Se não tivermos uma boa dispersão podemos ter floculação(pigmentos voltam a se aglomerar vencendo as forças de estabilização(eletrostática e estérica)).
Após termos o elemento de moagem(com os pigmentos finamente divididos).Partimos para a parte final onde ´´completamos`` a formula da nossa tinta com os seguintes itens:
Resina: dependendo datemperatura utiliza-se resina melaminica para catalizar o sistema,ou a mesma resina do começo do processo.
Solvente:agora já pensando no produto final, onde olhamos para a característica da linha de pintura do nosso cliente e com solventes ajustamos a secagem inicial da tinta nunca deixando de pensar em pois polaridade pode influencias na pintura eletrostática, também a viscosidade requerida pelo...
tracking img