Tijolos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPATIBILIDADE DIMENSIONAL DE BLOCOS CERÂMICOS USADOS NA REGIÃO DO SEMI-ÁRIDO: Caso de Angicos

AMARAL, Fernando Henrique Nogueira (1); REIS, Nathália Batista (2); LIRA, Ornella Almeida Lacerda (3); SOUSA, Thalis Tawam Azevedo (4)
(1) Universidade Federal Rural do Semi Árido, (84) 9639-7478, e-mail:  fernandofhna@hotmail.com (2) Universidade Federal Rural do Semi Árido,(84) 9932-3166, e-mail:natxi_reis@hotmail.com, (3) Universidade Federal Rural do Semi Árido, (84) 9652-9821, e-mail: ornella-lacerda@hotmail.com (4) Universidade Federal Rural do Semi Árido, (84) 9667-8695, e-mail: thallys_thawan@hotmail.com

resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO VERIFICAR A COMPATIBILIDADE DE BLOCOS CERÂMICOS QUE ESTÃO SENDO UTILIZADOS NAS OBRAS DA CIDADE DE ANGICOS – RN COM AS NORMAS DA ABNT.FORAM SELECIONAS 10 OBRAS, NAS QUAIS RECOLHERMOS AMOSTRAS DE TIJOLOS E EFETUAMOS AS MEDIÇÕES. AS NORMAS DA ABNT NOS INFORMAM A FORMA E AS DIMENSÕES QUE OS TIJOLOS CERÂMICOS DEVEM POSSUIR PARA SEREM USADOS NA ALVENARIA. NESTE TRABALHO DESCREVEMOS TODO O PROCEDIMENTO QUE UTILIZAMOS PARA VERIFICAR A COMPATIBILIDADE DOS BLOCOS, DESDE OBTENÇÃO DE DADOS ATE A COMPARAÇÃO COM A NORMA. OS BLOCOS DEVEM SEGUIRAS NORMAS PARA QUE SE DESEMPENHO SEJA GARANTIDO. PODEMOS OBSERVAR QUE EM QUASE TODAS AS OBRAS VISITADAS OS TIJOLOS NA MAIORIA DAS VEZES NÃO TINHAM AS MEDIÇÕES DIFERIDAS DA NORMA.
Palavras-chave: Blocos, tijolos, ABNT.
.
abstract

THIS WORK AIMS TO VERIFY THE COMPATIBILITY OF CERAMIC BRICKS THAT ARE BEING USED IN THE WORKS OF THE CITY OF ANGICOS - RN WITH THE ABNT. SELECIONAS WERE 10 WORKS,IN WHICH WE COLLECT SAMPLES OF BRICKS AND PERFORMING MEASUREMENTS. THE ABNT TELL US THE SHAPE AND DIMENSIONS AS THE BRICKS MUST POSSESS TO BE USED IN MASONRY. HERE WE DESCRIBETHE WHOLE PROCEDURE WE USE TO CHECK THE COMPATIBILITY OF THE BLOCKS, FROM DATA COLLECTION UP TO THE COMPARISON WITH THE STANDARD. THE BLOCKS SHOULD FOLLOW THESTANDARDS FOR WHICH PERFORMANCE IS GUARANTEED. WE CAN OBSERVETHAT IN ALMOST ALL THE WORKS VISITED THE BRICKS FOR THE MOST PART HAD NO MEASUREMENTS DIFFERED FROM THE NORM.

Keywords: blocks, bricks, ABNT.

1. INTRODUÇÃO

Neste documento apresentaremos os resultados obtidos através de uma pesquisa de campo, que consiste em verificar as dimensões de tijolos (blocos cerâmicos) que estão sendo usados na construção civil da cidade de Angicos. Apresentaremosas dimensões obtidas a partir das amostras recolhidas nas obras e devidamente medidas, todas as medições seguindo um padrão.



2. METODOLOGIA

2.1 Obtenções das amostras nas obras
“As causas gerais dos problemas em fábricas originam-se do conhecimento errado e operações incorretas. Para discernir o que é errado o que é incorreto, devemos iniciar o processo de busca a fatos” (KUME, 2004).
Osetor de construção civil tem-se desenvolvido rapidamente na cidade de Angicos, por onde passamos podemos ver o desenvolvimento da construção civil, são inúmeras obras espalhadas pela cidade. Selecionamos 10 obras onde a equipe esteve presente e obtivemos 10 amostras de tijolos que estavam sendo usados nas obras, 1 tijolo (bloco cerâmico) de cada obra totalizando as 10 amostras. A seguirapresentamos as imagens das obras onde foram retiradas as amostras que foram analisadas.



[pic]

Figura 1(obra 1)

[pic]

Figura 2 (obra 2)

[pic]

Figura 3 (obra 3)

[pic]

Figura 4 (obra 4)

[pic]

Figura 5 (obra 5)

[pic]

Figura 6(obra 6)

[pic]

Figura 7 (obra 7)

[pic]

Figura 8 (obra 8)

[pic]

Figura 9 (obra 9)

[pic]

Figura 10 (obra 10)



2.2Normas da ABNT

A forma e dimensão dos tijolos cerâmicos para alvenaria é regido pela NBR-15270-1: 2005. Conforme esta norma a dimensão para tijolo que nós analisamos é 9cm x 19cm x 19cm, com tolerância de mais ou menos 3mm de diferença de medida para a media amostral e 8mm para uma amostra individual, a figura11 nos mostra como o dimensionamento é feito.

[pic]

(L= espessura; H= altura; C=...
tracking img