Tijolo ecologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O tijolo ecológico foi inventado pelo professor Francisco Casanova , a fim de atender a população de renda mais baixa.O que mais chamou a atenção foi a praticidade e economia apresentada pelo produto, economizando até 50% no valor da obra e 33% no tempo de construção, assim reduzindo também o preço da mão de obra. Em respeito ao meio ambiente o tijolo ecológico não necessitade ser colocado ao forno, sua cura e feita na temperatura ambiente isento de sol e vento.
Cuidar do meio ambiente é obrigação de todos, se nós nos conscientizarmos e fizermos um pouco mais pelo meio ambiente como fez o professor Francisco Casanova, temos a certeza que podemos reverter todo este desrespeito causado a natureza e com certeza salvar o nosso planeta de tantos maus tratosdevido a queima, a gazes lançados na atmosfera, etc...
Podemos citar também a grande importância social e os benefícios gerados através da integração e difusão da tecnologia, trazendo para a realidade o sonho de ter um lar e consequentemente gerando renda as famílias de baixa renda.
O aumento da produção mundial vem causando inúmeros impactos negativos no nosso meio ambiente e osrecursos naturais estão cada vez mais escassos. Para garantir a sustentabilidade, a necessidade das empresas inovarem em seus produtos e processos para minimizar esses impactos se torna importante e iminente.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das inovações, buscando alternativas para o aproveitamento dos resíduos de construção e demolição, por meio de sua incorporação emnovos materiais, verificando a viabilidade da fabricação de tijolos de solocimento produzidos com adição de resíduos da construção civil, possibilitando um novo destino para os rejeitos de construção, preservando o meio ambiente e diminuindo os problemas causados pelo possível despejo deste material no meio ambiente.

2. GESTÃO AMBIENTAL
Em uma sociedade onde cada vez mais osórgãos institucionais estão preocupados com o meio ambiente, procura-se disseminar a importância de uma boa gestão ambiental nas empresas e na própria sociedade. Através desta gestão ambiental procura-se mostrar para todas as pessoas qual a importância de proteger o planeta Terra contra a destruição.
Segundo o governo, uma empresa que não se preocupa com o meio ambiente é uma empresa mortaou alienada, cada vez mais o governo e a própria sociedade exigem que as empresas produzam sem causar danos à natureza. A gestão ambiental tem como seu principal objetivo o acompanhamento dos processos produtivos das empresas, onde estas possam proporcionar o mínimo de agressão à natureza, sempre observando qual o nível de impacto que pode ocasionar ao meio ambiente.
A gestãoambiental trabalha também com o desenvolvimento sustentável. Segundo a revista Meio Ambiente Industrial “Para a promoção da sustentabilidade, em primeiro lugar a empresa precisa reconhecer que o desenvolvimento sustentável não é um modismo, mas algo que implica em possíveis reformulações em todo o sistema de gestão e, principalmente, de visão”.
3. O TIJOLO ECOLÓGICO
Eles são feitosde uma mistura que contém terra, areia, cimento e água. Eles são fabricados através de prensas hidráulicas com uma prensagem de 6000 quilos, gerando um tijolo de altíssima resistência, e após a prensagem eles são curados com água durante sete dias. Com este processo de fabricação com cimento e em seguida a hidro cura (cura com água) evitamos o aquecimento global e os desmatamentos para aquisição delenhas, no caso dos tijolos cerâmicos (os convencionais) é necessário a lenha para aquecer os fornos que são altamente poluentes e emissores de inúmeros gases de efeito estufa.
Mistura-se solo, cimento (de 5% a 10%) e umedece com água, de tal modo que há uma estabilização do solo pelo cimento, melhorando as propriedades da mistura dando assim resistência e perfeito acabamento...
tracking img