Tigre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tigre História de Inovação e Liderança

João Hansen Júnior desde a década de 50 acreditava que o plástico seria a melhor alternativa e grande solução para instalações hidráulicas. Sua visão pioneira e atitude inovadora passaram a constituir o DNA da Tigre, gerando identidade, valores e posturas que se mantiveram e que são responsáveis pela história de inovação e liderança da companhia.Inovação, pioneirismo e pessoas capazes de transformar sonhos em realidade são à base da história da Tigre, que começou em 1941 quando o empreendedor João Hansen Júnior adquiriu o controle de uma pequena fábrica de pentes produzidos a partir de chifres de boi, localizada em Joinville, Santa Catarina.
Em 1991, João Hansen Júnior se afastou dos negócios, abrindo espaço para seu filho, Carlos RobertoHansen, que implantou um novo método de gestão, mais aberto e participativo. Em 1995, Francisco Amaury Olsen , sendo o primeiro sem nenhum vinculo familiar a assumir a presidência e a Tigre profissionaliza sua administração. De lá para cá, o Grupo passou a multiplicar seus resultados operacionais.

Muito mais do que uma decisão estratégica, a unificação dos sistemas foi consequência de uma evoluçãooperacional, de um grupo que conta com as principais certificações desde 1997, como resultado de seu sistema de gestão e de sua cultura organizacional. Desde outubro de 2006, a Tigre possui uma política única, integrada, para qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e responsabilidade social, nas unidades fabris localizadas em Joinville (SC), Rio Claro (SP) e Camaçari (BA) e nosprocessos administrativos localizados em sua sede na cidade de Joinville (SC).


A implantação do sistema na Tigre foi extremamente necessária, pois as organizações e principalmente as informações apresentavam alguns pontos críticos a serem analisados, portanto, procurou-se algo que induzisse a ordem procurada, onde a solução tecnológica diria o que fazer, alavancando o processo. A soluçãoERP(Enterprise Resource Planning System, fornecido pela gigante software house americana Oracle) e MRPII(Material Requirements Planning, ou planejamento da necessidade de materiais) foi considerada um fio condutor para que os negócios da Tigre se tornassem mais competitivos.

Em 1994 foram apresentadas algumas falhas na empresa tais como internamente: Falha no planejamento estratégico e noaproveitamento dos recursos disponíveis, Informações obsoletas, sistemas inadequados à necessidade, multiplicidade de banco de dados, falta de informação em tempo real.
Analise Externa: Mercado cada vez mais competitivo, queda no preço do produtos, diminuindo a margem de lucro.
A empresa estava perdendo market share( fatia do mercado), fazendo com que a diretoria agilizasse o processo de mudançatransformando um cronograma de 2 anos para 6 meses.
No relatório de uma consultora externa contratada para fazer um diagnóstico, constava que a área de desenvolvimento de produção contava com cerca de 70 pessoas; um dia 62 foram chamadas num auditório e demitidas. As 8 restantes foram direcionadas para pesquisa de quem detinha tecnologia e para adaptações de produtos do mercado. Na área deinformática ocorreu um processo similar com grandes cortes de pessoal.
O ambiente político-econômico da década de 80 mostrava-se bastante adverso para a Tigre, as altas taxas de inflação, surgimento de mais de 30 concorrentes, abertura do mercado nacional à importação de produtos e capitais estrangeiros e queda no consumo interno de seus produtos.
O consumo brasileiro de PVC estava crescendo muito,pois a construção civil estava gerando uma grande demanda na procura pelos produtos.

Para fazer frente a esta conjuntura, a Tigre aprofunda o processo de desenvolvimento do grupo buscando agora a modernização e a profissionalização de sua gestão que até então era estritamente familiar.
O processo de redefinição foi concluído em 1994 onde se concentrava a produção em...
tracking img