Tidir 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Não é de hoje que se ouve falar em sustentabilidade e responsabilidade social, mas foi recentemente após vários anos de estudos, debates e discussões que se notou a sua indispensabilidade e funcionalidade para toda e qualquer empresa integrante do atual mundo globalizado.
A ideia inicial que deu origem a estes dois conceitos surgiu, segundo Savitz e Weber (2007), durante acontinua conscientização que ocorreu na década de 1980. Desde então, uma gama de diversos fatores foram agregados a está ideia que tempos mais tarde viria a ser divida nestes dois conceitos que são o tema deste estudo deste trabalho.
Para entender como esses conceitos vêm mudando e transformando o mundo dos negócios não somente na forma em que empresas são geridas, mas sim em um âmbito macroeconômico,o trabalho teve como foco de sua pesquisa o setor de Tecnologia da Informação ou T.I. que é como será nomeado durante todo o estudo. Um dos principais motivos que levou a escolha por este setor é o fato de ser uma área geradora de rápidas e constantes revoluções tecnológicas que afetam todos os demais setores sem exceção. E essas revoluções acontecem, pois o setor de T.I. lida com um dos bens maisvaliosos existentes no mundo dos negócios de hoje, a informação. Foram as empresas deste setor que criaram avanços tecnológicos que possibilitaram melhor, maior e mais rápido processamento desta infinidade de informações que se multiplicam dia após dia.
Mas, toda essa velocidade em avanços no setor também trouxe alguns desafios quanto à sustentabilidade e responsabilidade social. E comoresposta, eis que surge o conceito de T.I. Verde que assumi um compromisso real com os termos supracitados.
O objetivo principal deste estudo é descobrir se o crescimento do setor de Tecnologia da Informação é economicamente sustentável e responsável socialmente. Com este objetivo em vista, será analisado a história e o surgimento dos conceitos tema. Assim, como também será pesquisado como gerir estedesenvolvimento e quando realmente se dá o sucesso sustentável e responsável socialmente.
Para alcançar respostas para estes questionamentos propostos e outros que possam surgir, utilizou-se coleta de informações através de pesquisa secundária, descritiva e explicativa. A coleta ocorreu por meio de estudos em livros para conceituação dos termos, leituras de revistas e sites que abordam o tema eoutros veículos de comunicação julgados necessários. Em seguida houve a análise e estudo destes dados para o desenvolvimento conclusivo do trabalho.



REFERÊNCIAL TEÓRICO

Empresa sustentável é aquela que gera lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas com que mantém interações. (Savitz e Weber, 2007, p. 2).

A atual interdependênciae coesão do mundo dos negócios hoje somente foi possível graças a uma série de mudanças desencadeadas por diversas tendências correlacionadas que vêm ocorrendo a mais de 100 anos. Dentre tantos fatores geradores de mudanças incluem-se os conceitos tema deste trabalho: Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Conceitos estes que se tornaram cruciais para o sucesso de toda e qualquer empresa doséculo XXI.
Para que seja possível compreender como estes dois termos chegaram a tal ponto de influência no mundo globalizado de hoje, se faz necessário conhecer um pouco mais de sua história e saber primeiramente como se deu o surgimento da ideia inicial de ambos.
Segundo Savitz e Weber (2007), o surgimento do termo sustentabilidade originou-se durante a conscientização crescente, ocorrida nadécada de 1980, de que os governos necessitavam descobrir novas maneiras de prover o crescimento de suas economias sem exaurir suas fontes ou prejudicar o bem-estar de gerações vindouras. Desde então, uma ampla gama de causas sociais e ambientais foram atreladas ao termo sustentabilidade transformando-o em um mote que denota uma ideia poderosa e objetiva.
Ainda segundo Savitz e Weber (2007),...
tracking img