tica e Cidadania JORNADA PELA LIBERDADE 1

1110 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

FACULDADE DE DIREITO

ÉTICA E CIDADANIA
PROFESSOR CLÁUDIO
1º SEMESTRE
TURMA D
PEDRO H. DOS ANJOS
HAARON LIMA
SINÓPSE

A produção cinematográfica “Jornada pela liberdade” (em inglês, “Amazing Grace”), conta a história de William Wilberforce, homem político da Inglaterra do final do século XVIII que lutou intensamente pela abolição do tráfico de escravos, prática esta muito comum à época. Logo nas primeiras cenas fica clara a repulsa que toma Wilberforce no tocante à escravidão, quando, por exemplo, ele se retira de uma mesa de jogo ao ver que seu adversário lhe propõe, como objeto de aposta, um homem negro escravizado que “carregava” consigo. Ao longo do filme, fica claro que sua missão era influenciada por um forte aspecto religioso. Como um recém-convertido evangélico anglicano, William começa a questionar o seu papel como deputado na Câmara dos Comuns (casa legislativa inglesa composta pelos representantes do povo).
Foi, porém, com a visita de abolicionistas à sua casa que William realmente tomou ciência de quão perverso era a prática do tráfico de escravos. Thomas Clarkson, também abolicionista, mostrou à William os aparatos de aprisionamento utilizados nos escravos (ferros, correntes e pesos metálicos que, como vestes, subjugava negros à condição de animais) e, também, como eles viajam nos famosos navios negreiros, sob as condições mais deploráveis possíveis, esvaziando-os de qualquer resquício de dignidade.
Ao levar a questão para a Câmara, Wilberforce percebeu que os seus projetos de lei atentavam diretamente contra os interesses dos outros deputados, que viam na abolição do tráfico negreiro a ruína de seus negócios e empreendimentos. É dito durante plenário, quando Wilberforce tenta esclarecer seus colegas acerca das brutalidades da escravidão, que: “Parece que esse meu jovem colega tem uma

Relacionados

  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas