Thomas more

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nas eras mais remotas existiam um aglomerado número de escritores filósofos que retratavam das mais variadas temas das suas épocas, e nesse trabalho iremos falar de um desses autores – Thomas More e a sua obra “Utopia”.
O nome Utopia (vem do grego, ou-topos: lugar nenhum) é considerada como o local onde se encontraria a sociedade ideal, e sendo ideal, inalcançável.

A Obra
Essa é umaobra de Ficção, dividida em duas partes (Livro I e Livro II), sendo a segunda dividida em 20 temas. No Livro I, que tem por nome “ O Dialogo do Conselho”, More faz uma devastadora crítica à situação política e social da Inglaterra. No Livro II “Utopia”, ele nos transporta para a Utopia, onde reina uma sociedade ideal, que aboliu o dinheiro e abomina a Guerra.
Em A Utopia, More utiliza-se de fatosreais e a mistura com a fantasia. Simbolicamente, a ilha de Utopia é a antítese da ilha da Inglaterra. Trata-se de uma fábula na qual estão inseridos os princípios da sociedade humana, perfeita, sociedade fundamentalmente racional que se auto-regula contra os males a as injustiças.

Vida e Obra de Thomas More
Nasceu em Londres em 1478 e foi aí decapitado em 1535. Filho de um dos juízes do bancodos reis, foi aos quinze anos colocado como pajem do Cardeal Morton, Arcebispo de Cantuária.
Em 1497 foi terminar seus estudos em Oxford, onde conheceu Erasmo. Fez durante três anos o curso de Legislação, ao mesmo tempo que se preparava para exercer a advocacia, More era ligado à Igreja Romana.
A “Utopia”, sua obra mais divulgada, e que lhe deu renome universal, foi editada em Basileia (Suíça)por Erasmo a quem More estava ligado por fortes laços de amizade.
Thomas More, depois de ter na Utopia feito uma sátira a todas as instituições da época, edifica uma sociedade imaginária, ideal, sem propriedade privada, com absoluta comunidade de bens e do solo, sem antagonismos entre a cidade e o campo, sem trabalho assalariado, sem gastos supérfluos e luxos excessivos, com o Estado como órgãoadministrador da produção, etc.
Embora o caráter essencialmente imaginário e quimérico da "Utopia", a obra de More fica na história do socialismo como a primeira tentativa teórica da edificação de uma sociedade baseada na comunidade dos bens. E o seu nome ficou para sempre incorporado ao vocabulário universal como o significado do todo sonho generoso de renovação social...
A Utopia representa aprimeira crítica fundamentada do regime burguês e encerra uma análise profunda das particularidades inerentes ao feudalismo em decadência
A Utopia foi publicada em 1516, em que é importante saber os acontecimentos dessa era, quem foram os grandes contemporâneos de More, e quais foram as principais ideias e tendências que estruturaram os padrões culturais dessa brilhante época que foi o Renascimento.
Aépoca do Renascimento tem sido chamada «admirável novo mundo» por muitos historiadores, que a consideram como um desenvolvimento radicalmente novo e brilhante da civilização europeia. Todavia, esse ponto de vista não é universal, pois há estudiosos que afirmam que ela representava uma grande modificação em relação ao final da Idade Média, e outros que duvidam do seu brilho. Entre as contribuiçõesdo Renascimento, citam-se a revolução de Copérnico no campo da astronomia, e a invenção do telescópio por Galileu. Todos esses fatores não só produziram modificações substanciais na vida humana mas também geraram uma atmosfera carregada de excitação e curiosidade por toda a Europa.

O tema da Utopia
É intrínseco ao espírito humano criar utopias imaginárias, embora os seus nomes e locais possamdiferir. A palavra utopia foi criada por More. É inevitável que as pessoas, reconhecendo a estupidez, a corrupção e as iniquidades existentes na sua sociedade, tentem criar um sistema melhor para a vida humana.
A ideia que presidia às referências à «Idade do Ouro», na literatura dos antigos, representa uma saudade nostálgica de um tipo de vida que imaginavam que fosse livre das tensões da sua...
tracking img