Zoologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Verminose é uma infecção intestinal provocada por vermes, conhecidos como parasitas, especialmente endoparsitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acometem humanos e também animais. Veremos a seguir os tipos de verminoses, suas causas, seus problemas a saúde e comoevita-las.
Boa leitura!

Conclusão
Por afetar adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais, suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar até ao óbito. Sendo assim, devemos tomar cuidado com a higienização de nossas casas, escolas, para não nos tornamos vítimas dessas vermes. Lembre-se que sua saúde é de extrema importância.VERMINOSES
Áscaris Lumbricóides:
Este verme nematódeo é um parasita muito conhecido como lombriga intestinal. Este micro-organismo infecta os seres humanos e mais frequentemente as crianças. Aloja-se normalmente no intestino delgado e às vezes dirige-se para outras partes do corpo. Seu comprimento pode variar de 15 a 25 cm.
É considerado o mais "cosmopolita" dos parasitos humanos. É a décimasétima causa mundial de morte. O macho adulto pode atingir entre quinze a vinte e cinco centímetros, e a fêmea de vinte a quarenta centímetros.

Reprodução:
Uma vez fecundadas, as fêmeas produzem ovos que são liberados com as fezes para o ambiente. No ambiente, ocorre a maturação das larvas no interior do ovo. O desenvolvimento da larva completa-se em até três semanas, quando o ovo passa a serinfectante para o homem.
Segue-se, então, a ingestão dos ovos pelo hospedeiro. No interior do intestino, as larvas rompem os ovos e penetram na mucosa, seguindo dois caminhos: circulação sanguínea ou migração visceral, ambos até os pulmões.
Dos pulmões, as larvas desenvolvidas migram até a orofaringe para a deglutição. No trato gastrointestinal, localizam-se principalmente no jejuno, onde háacasalamento de adultos e ovipostura. O período pré-patente é de cinco a sete semanas.

Transmissão:
Existem em todo o mundo sendo maior a prevalência em países tropicais, sendo muito frequente no Brasil. Há no mundo 1,38 bilhões de pessoas infectadas pela parasitose segundo a OMS, ou seja, um quinto da humanidade. O ser humano é seu único hospedeiro. A transmissão se dá pela ingestão de águaou alimentos contaminados com ovos infectantes eliminados anteriormente por fezes de outro hospedeiro.z
Sintomas:
Habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarréia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. Em virtude do ciclo pulmonar da larva, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonarescom broncoespasmo, hemoptise e pneumonite, caracterizando a síndrome de Löefler, que cursa com eosinofilia importante.
Prevenção e tratamento:
O tratamento é feito através do Exame Parasitológico de Fezes, pelo método do HPJ (Método de Sedimentação Espontânea). O diagnóstico também pode ser feito por testes imunológicos ou exames de imagem, como endoscopias, ultrassonografias e raio-x, sendoesses últimos acidentais. Para prevenir, basta ingerir apenas água tratada, lavar bem as frutas, legumes e verduras e lavar sempre as mãos.

Ancylostoma duodenale e Necator americanus:
A Ancilostomíase, Ancilostomose ou Necatoríase são nomes de doenças causadas pelos Ancilostomídeos das espécies Ancylostoma duodenale ou Necator americanus. Estas verminoses, também conhecidas como “amarelão” têmgrande prevalência em regiões quentes e úmidas, de solo arenoso. Os vermes causadores destas helmintose têm o peridomicilio como o principal foco de contaminação da população. Isto se deve, pelo seguinte fato de que o único hospedeiro para esses parasitas é a espécie humana.
Os ovos dos helmintos causadores da ancilostomíase possuem forma ovalada, casca fina e transparente e um espaço largo e...
tracking img