Thomas hobes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

De antemão queremos dizer que a leitura das obras dos autores do trabalho que segue, muito nos ajudou a compreender uma parte da história da humanidade, subjacente a formação dos Estados Civis. E sem ter o intuito de esgotar o assunto, pois isto seria impossível, o que fica marcado é a contribuição histórica desses grandes pensadores e teóricos políticos, que sem dúvida foramimortalizados sobretudo pela grandeza intelectual que nos deixou por herança, portanto, segue abaixo o entendimento que tivemos das leituras citadas.

THOMAS HOBES ( 1588 – 1679 )

ESTADO DE NATUREZA ( TOMAS HOBBES )

Para Hobbes é o homem vivendo em ausência de um “Estado”, em um estado em que nada é injusto e nem pode ser, pois sem Estado não há lei, e sem lei não há injustiça, no estado denatureza não existem leis escritas, o direito que se tem é aquele que se pode tomar até o tempo em que puder conservar.
Em Hobbes vimos que o estado de natureza é aquele em que o homem se encontra fora da comunidade política ou sociedade, estado em que os homens disputam todas as coisas por direito natural e absoluto, para ele o homem nesse estado é violento e egoísta, estando em estado deconcorrência o homem é o lobo do homem, pois o homem pode usar a sua liberdade, inclusive a força, para preservar a sua natureza e satisfazer seus desejos. Existe uma lei natural que é ditada pela razão e obriga cada um a preservar sua própria vida e proíbe de destruí-la.
Primeira Lei da Natureza: todo homem deve esforçar-se para que a paz exista e seja mantida, havendo sua violação, passa avigorar apenas o Direito de Natureza: todos recorrem ao livre uso da força para aumentar seu poder ou para impedir que o seu poder seja controlado por terceiros = estado de guerra, estado de natureza = estado de guerra, para Hobbes plena liberdade e total terror, a violência é iminente e pode ocorrer da forma mais imprevisível, sem qualquer causa aparente. Nesse estado os homens não podem gerarriqueza, pois se ocupam durante todo o tempo em atacar outros ou em protegerem-se da possibilidade de serem atacados.  

O CONTRATO SOCIAL ( THOMAS HOBBES )

A fim de estabelecerem a paz e a segurança, os homens devem, absoluta e simultaneamente, renunciar ao direito de natureza (uso individual e privado da força) e transferi-lo a alguém externo ao pacto. Destaca-se, porém, que esse"alguém" não poderia ser um ser humano, já que todos desta espécie são vinculados ao pacto, isto é, teria que ser um monarca ( representante de Deus na terra ). Como o homem é egoísta, tem medo da morte violenta e pode estar na iminência de guerras, faz um contrato social, transferindo ao soberano, sua liberdade e seus direitos. O meio encontrado para concentrar esse pode central foi o estabelecimentodo Estado político, cujos interesses são defendido pelo soberano, que é considerado um ser artificial, de categoria divina. Ele não age de acordo com sua vontade; sua autoridade foi consentida pelos membros de seu governo. Portanto, todos os seus atos constituem, necessariamente, os desejos da coletividade, como conseqüência, tem-se que contestar a ele seria o mesmo que se opor a si mesmo, sendoassim não há direito de rebelião. Estado = Soberano é indivisível e ilimitado, é o senhor das leis e das propriedades.

ESTADO ( THOMAS HOBBES )

Para Hobbes o Estado é a única alternativa para o estado de guerra.
Segunda Lei da Natureza: para que haja paz e segurança, os homens devem concordam conjuntamente em renunciar ao direito de natureza (uso individual e privado da força).Todos renunciam absoluta e simultaneamente, ao renunciar, os homens transferem esse direito para outra pessoa, externa ao pacto: como todos os homens pactuam, esta pessoa não é um ser humano Trata-se de um ser artificial, que se origina do pacto e que recebe os direitos e poderes naturais de todos os indivíduos: é o soberano = Estado. O pacto cria o soberano: todos os membros se tornam...
tracking img