Thomas-hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS HOBBES

Biografia...

*Nascido em 05/04/1588 na Aldeia de Westport, Inglaterra.
+Morreu em 04/12/1679 em Hardwick, Inglaterra.

FORMAÇÃO:
* Matemático, Teórico Político e Filósofo Inglês.

PRINCIPAIS INTERESSES:
* Política, Direito, Filosofia Política, Ciência Política e Teoria do Conhecimento.

Hobbes alegou que, "ao nascer sua mãe teria dado a luz a gêmeos: Hobbes eo medo", já que sua mãe havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola (a Invencível Armada) que estava prestes a atacar a Inglaterra.
Embora o tema do medo e do seu poder avassalador fossem aparecer mais tarde em suas obras, os primeiros anos de vida de Hobbes foram em grande parte livres da ansiedade.
Seu pai era o vigário de Charlton e Westport, mas uma disputacom outro vigário, o levou a se mudar para Londres. Como resultado, aos sete anos de idade, Thomas Hobbes, ficou sob a tutela de seu tio Francisco.
Fez seus primeiros estudos em Malmesbury e mais tarde em Westport, onde exibiu seus dotes intelectuais em estudos clássicos. Aos quatorze anos, em 1603, seu tio Francisco financiou os seus estudos, entrando na Magdalen Hall, Oxford.
Em 1610,empreendeu uma viagem à Europa. As muitas tentativas de abrir portas para desenvolvimento de outros conhecimentos, fez com que ele decidisse retornar a Inglaterra para aprofundar o estudo dos clássicos.
Em 1631 a família de nobres ingleses pede seus serviços como guardião do terceiro Duque de Devonshire.
Em 1640, quando a possibilidade de uma guerra civil na Inglaterra já era clara, Hobbes, temendopor sua vida por ser um conhecido defensor da monarquia, viaja de volta a Paris, onde, mais uma vez, foi recebido pelo círculo de intelectuais francês.
Em 1646, ainda em Paris, vira professor de matemática do Príncipe de Gales, o futuro Carlos II, que também se encontrava exilado em Paris devido a Guerra Civil Inglesa.
Em 1651, dois anos após a decapitação do rei Carlos I, Hobbes decide voltarpara a Inglaterra com o fim da Guerra Civil.
Neste ano publica “Leviatã” (Monstro do Mar), que provoca o início de sua disputa com John Bramall, bispo de Derry, o principal acusador de Hobbes como sendo um “materialista ateu”.
Em sua obra “Leviathan”, Thomas Hobbes reflete sobre a impossibilidade do retorno dos homens ao estado de natureza, quando, entre outras coisas, afirma que os homens foramfeitos iguais. Argumenta que sua natureza leva à discórdia (competição, desconfiança e desejo de glória).
Em 1665, resultou em uma polêmica com os principais membros da Royal Society, que criticaram suas contribuições para a matemática bem como as posições ateístas defendidas por Hobbes.
Na Inglaterra, o "anti-Hobbismo" atingiu um pico em 1666 quando seus livros foram queimados em Oxford.
Aos80 anos Hobbes produziu novas traduções para o inglês, já em 1672, escreve uma autobiografia em latim.
Apesar da polêmica que causou, ele foi uma espécie de símbolo na Inglaterra até o final de sua vida.
Seu ponto de vista pode ser considerado abominável ou atraente; suas teorias brilhantemente articuladas são lidas por pessoas de todos os espectros políticos.
Manteve-se um escritorextremamente produtivo na velhice, mesmo sendo prejudicado pela oposição generalizada de seu trabalho.
Hobes viveu até os 91 anos de idade, durante uma época em que a expectativa média de vida não passava dos quarenta anos.
Conceitos...
1 - Concepção do homem: O Sujeito é racional quando é capaz de adequar os meios aos fins.
Desejo não se limita à necessidade. Envolve apetites, variedade deintensidade; está sujeito a mudanças.
Sob a visão de Thomas Hobbes, o homem é uma máquina natural submetida a estrito encadeamento de causas e efeitos, o qual envolve apetites e aversões. Seus desejos têm objetos distintos, variam de intensidade, e são sujeitos a mudanças (podem perder sua importância).
2. Estado de Natureza: Estado onde o homem disputa de todas as coisas por direito natural e absoluto....
tracking img