Thomas de aquino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TOMÁS DE AQUINO
RESUMO

Este artigo aborda o filósofo Tomás de Aquino. A escolha do tema se deu, pois apresentamos um seminário sobre Tomás de Aquino. Nesse artigo abordaremos alguns dos fatos mais importantes sobre a vida do filósofo, suas obras mais importantes e sua contribuição para o direito. Tomás de Aquino repensou alguns dos filósofos mais celebres e montou, com influência neles, assuas teorias e pensamentos. Tomás de Aquino acentuou a diferença entre filosofia e teologia, e montou cinco vias para provar a existência de Deus. Através de uma pesquisa minuciosa, utilizando fontes precisas, é possível compreender como ele distinguiu a teologia da filosofia fazendo uso da ideia aristotélica que eliminava o pensamento agostiniano antes presente em Tomás de Aquino.Resultando Tomásde Aquino também montou uma relação entre o Estado e a Igreja, afirmando de que o Estado deve se subordinar ao poder da Igreja.

Palavras-chave: Tomás de Aquino. Igreja. Estado. Deus.Teologia. Tomismo.

1 INTRODUÇÃO
Quando pensamos em filósofos é comum lembrarmos dos clássicos filósofos gregos. Porém, Tomás de Aquino teve uma importância fundamental para a história da filosofia. Este acentuoua diferença entre a Filosofia, que estuda todas as coisas pelas últimas causas através da luz; da razão, e a Teologia, ciência de Deus a luz da revelação. Mostrou que o homem é o ponto de convergência de toda a criação e que nele se encerram, de certo modo, todas as coisas. Ensinou que há uma união substancial entre a alma e o corpo, isto é o fundamento maior da dignidade da pessoa humana.Tomás de Aquino é lembrado até hoje no meio jurídico por suas contribuições nessa área. Filósofos do mundo inteiro encontram em Tomás de Aquino elementos valiosos para suas pesquisas vigorosas do tomismo. Esses discípulos de Tomás de Aquino são chamados de neo-tomistas que tentam responder as profundas perguntas que se colocam ao homem de hoje, cristãos ou não cristãos.
Tomás de Aquino repensouAristóteles e deu diretrizes novas ao pensamento de Platão. Deus é para Tomás o criador de tudo, noção não atingida pela filosofia grega.

2 VIDA E OBRA
2.1 VIDA
Tomás de Aquino nasceu em 1225 no castelo de Roccasecca, na região da Campânia- sul da Itália. Pertencente à família feudal dos condes de Aquino, era unido pelos laços de sangue à família imperial e às famílias reais da França, Sicília eAragão. Aos cinco anos de idade foi enviado por seu pai, conde Landulfo d’Aquino para o mosteiro de Monte Cassino. Mais tarde frequentou a universidade de Nápoles e aos dezoito anos resolveu ser padre dominicano. Tal acontecimento acarretou em uma forte reação por parte de sua família, pois, segundo a tradição, os filhos deveriam continuar com o que os pais haviam feito, os filhos deveriamcontinuar a administrar e cuidar dos bens da família. Seus irmãos contrataram uma linda mulher para tentá-lo, mas seus esforços foram em vão. Em seguida foi raptado por seus irmãos e aprisionado no Monte São Giovanni por um ano. Entretanto Tomás triunfou da oposição e se dedicou ao estudo assíduo da teologia, tendo como mestre Alberto Magno, primeiro na universidade de Paris e depois em Colônia.
Em 1274viajando para tomar parte no Concílio de Leão, por ordem de Gregório X, adoece durante a viagem e falece no mosteiro de Fossanova, tinha apenas quarenta e nove anos de idade. Prestes a morrer pronunciou estas palavras: “De Ti, Senhor, me veio o preço da redenção da minha alma! Todos os meus estudos, vigílias e trabalhos foram por teu amor.” O corpo de Tomás de Aquino repousa na Catedral deToulose na França. Em 1323 chamado de Doutor Angélico, esse título lhe foi dado devido a sua culminância espiritual que atingiu a perfeição de sua existência. Conta-se que em certa ocasião, diante de um crucifixo, Tomás ouviu de Jesus essas palavras: “Bem escrevestes sobre mim Tomás, que prêmio queres?” Respondeu ele: “Nada senão a Ti mesmo Senhor.” Foi declarado santo pelo Papa João XXII que o...
tracking img