Yoga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
· [->0]
Chakras e kundaliní
Yôga nas empresas
Formação profissional
Material didático
Bibliografia
Os melhores links
Fale conosco
· Acessos: 1520
Imprimir[->1] Fale conosco[->2] Agende sua aula experimental[->3]
Yôga na prática
Se desejar passar direto à prática, clique aqui.
EFEITOS DA ETAPA INICIAL DO SWÁSTHYA YÔGA
Vede a indisposição generalizada de um enfermo ecompreendei porque um yôgi é perfeito em tudo o que faz.
DeRose
Há pessoas que praticam Yôga. Outras preferem Karatê, Ballet, Tênis, Piano, Pintura etc., cada qual de acordo com o seu temperamento. No entanto, todas essas pessoas têm algo em comum. É que os adeptos dessas disciplinas dividem-se em dois tipos de praticantes: aqueles que estudam e exercitam-se horas a fio, diariamente, durante anos, semvisar nenhum benefício; e aqueles que só praticam alguma dessas modalidades se ela lhe valer uma vantagem qualquer. Não é preciso dizer que os primeiros são os artistas, campeões e virtuoses.
FAÇA YÔGA ANTES QUE VOCÊ PRECISE
Faça Yôga por prazer como faria alguma daquelas modalidades esportivas ou artísticas. Consideramos um procedimento mais nobre ir ao Yôga sem finalidade de benefícios pessoais,mas sim impelido pelo mesmo motivo que induz o artista a pintar o seu quadro: uma manifestação espontânea do que está em seu íntimo e precisa ser expressado. Faça Yôga se você gostar, se tiver vocação, se ele já estiver fervilhando em suas veias. Não porque precise.
Não é justificável buscar o Yôga nem mesmo por motivação espiritualista, pois não deixa de ser uma forma de egotismo dissimulado,já que visa a uma vantagem espiritual.
Se o praticante busca exclusivamente as conseqüências secundárias, que são a terapia, a estética, o relaxamento, limitar-se-á às migalhas que caem da mesa - e o Instrutor não conseguirá ensinar-lhe realmente Yôga, tal como o professor de Ballet não conseguiria ensinar dança a um aluno que almejasse apenas perder peso.
AH! OS BENEFÍCIOS...
Se você compreendeuo que foi colocado acima, então aceitamos explanar sobre os tão decantados benefícios do Yôga. O SwáSthya proporciona uma flexibilidade espantosa e um excelente fortalecimento muscular. Com suas técnicas biológicas beneficia a coluna vertebral, os sistemas nervoso, endócrino, respiratório e circulatório.
Os ásanas (técnicas orgânicas) promovem a regulagem do peso por estimulação da tireóide;melhor irrigação cerebral pelas posições invertidas; consciência corporal, coordenação motora e elasticidade dos tecidos.
Os kriyás (atividades de purificação das mucosas) promovem a higiene interna das mucosas do estômago, dos intestinos, do seio maxilar, dos brônquios, das conjuntivas etc.
Os bandhas (contrações ou compressões de plexos e glândulas) prestam um massageamento aos plexos nervosos,glândulas endócrinas e órgãos internos.
Os pránáyámas (técnicas respiratórias) fornecem uma cota extra de energia vital, aumentam a capacidade pulmonar, controlam as emoções, permitem o contato do consciente com o inconsciente e ajudam a conseguir o domínio da musculatura lisa.
Os mantras (vocalização de sons e ultra-sons), em primeira instância aplicam vibração vocálica para desesclerosarmeridianos energéticos; em segunda instância, permitem ajustar os impulsos de introversão/extroversão e dinamizar chakras; em terceira instância, ajudam a obter o aquietamento das ondas mentais para conquistar uma boa concentração e meditação.
O yôganidrá (técnica de descontração) é o módulo de relaxamento, que auxilia a todos os anteriores e, juntamente com os demais angas da prática, implode ostress.
O samyama (concentração, meditação e outros estados mais profundos) proporciona a megalucidez e o autoconhecimento.
TEXTO DA PRÁTICA BÁSICA DE SWÁSTHYA YÔGA
SÉRIE PROTÓTIPO
ÁDY ASHTÁNGA SÁDHANA
(EXTRAÍDO DO LIVRO TRATADO DE YÔGA[->4], DO MESTRE DeROSE, ED. NOBEL)
Sê perseverante como o mar
que há milênios tenta subir pela areia.
DeRose
Se você possuir o CD com a gravação da Prática...
tracking img