Thiago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fissão Nuclear


A fissão nuclear consiste em separar o núcleo dos átomos. Quando isso acontece, há uma tremenda reação química, que libera grande quantidade de energia luminosa e calorífica.[pic]


[pic] 
Processo de fissão nuclear
A fissão nuclear é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmenteohttp://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=fiss%C3%A3o+nuclear&source=images&cd=&cad=rja&docid=HtCDSyiOcjnGLM&tbnid=MITpQsn7dYtktM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fblogtiozao.wordpress.com%2F2011%2F02%2F24%2Fvamos-ver-quem-e-nerd-isso-e-fusao-ou-fissao-nuclear%2F&ei=mKefUbrTHo_o8wT2sICwBg&bvm=bv.47008514,d.dmg&psig=AFQjCNH3RirD70Kt0f_cQxjHj7EWRQbtEA&ust=1369503914874062 núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após acolisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons irão colidir com novos núcleos, provocando a fissãosucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.
Um parâmetro importante para analisar a estabilidade de um núcleo é a razão entre o número de prótons e onúmero de nêutrons. Por um lado, a falta de nêutrons pode tornar a distância entre prótons tão pequena que a repulsão se torna inevitável, resultando na fissão do núcleo. Por outro lado, como a forçanuclear é de curto alcance, o excesso de nêutrons pode acarretar uma superfície de repulsão eletromagnética insustentável, que também resultaria na fissão do núcleo. Assim, um dos principais fatores paraa estabilidade do núcleo é que tenhamos N = Z.
Quando o isótopo urânio-235 (235U) recebe um nêutron, ele passa para um estado excitado que corresponde ao urânio-236 (236U). Pouco tempo depois essenovo núcleo excitado se rompe em dois novos elementos. Esse rompimento, além de liberar novos nêutrons, libera uma grande quantidade de energia.
Os nêutrons provenientes do rompimento do núcleo...
tracking img