Thiago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
CONSIDERAÇÕES INICIAIS (THIAGO)

CRESCIMENTO ECONÔMICO X DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRADIÇÕES DO
CAPITALISMO (REBEKA)

LONGEVIDADE OU EXPECTATIVA DE VIDA (KAMILA)
NÍVEL DE ESCOLARIDADE (JÉSSICA)
PIB PER CAPITA (ANDREZZA)

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) (TAYNARA)

PAÍSES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MUITO ELEVADO (TAYNARA)
PAÍSES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ELEVADO(TAYNARA)
PAÍSES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO MÉDIO (EDUARDO)
PAÍSES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO BAIXO (JOSIANE)

O IDH COMO CRITÉRIO DE REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO (FRANCIELLE)
OUTRO CRITÉRIO DE REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL (ANA CAROLINA)

AS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Para conhecer a realidade de um País, a qualidade de vida de suapopulação e o seu nível de desenvolvimento , é preciso analisar suas condições econômicas , sociais, políticas e culturais.
Até meados da décadade 1970, os cálculos usados para medir o nível de desenvolvimento de um País apoiavam-se exclusivamente em dados econômicos.
Atualmente, os cálculos consideram uma série de dados socioeconômicos , relativos ainda à produção, mas também englobando a taxa demortalidade infantil, de analfabetismo, o número de criançasque ingressam na escola, o acesso à educação média e superior, a expectativa de vida, o acesso à saúde, entre outros.
Os indicadores socioeconômicos representam médias numéricas, e não dados absolutos; portanto, demonstram as condições de vida da população de um País, mas não podem ser generalizados.

Nesse trabalho, vamos buscarcompreender como os indicadores socioeconômicos podem ser importantes nas análises espaciais, visto que eles possibilitam verificar aspectos da organização do espaço geográfico.

CRESCIMENTO ECONÔMICO X DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRADIÇÕES DO CAPITALISMO

O capitalismo é um sistema econômico que apresenta grandes contradições.
Como foi dito anteriormente, nas décadas de 1960 e 1970, a produção era odado mais relevante para calcular o crescimento econômico de um País ou de uma região.
De acordo com esses dados econômicos, os países eram classificados em três grupos:
desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
A limitação dessa forma de análise do espaço geográfico pode ser percebida no seguinte exemplo: com base no PIB e na renda per capita , se um País apresentar uma produçãoeconômica mediana e pouca população, os dados relativos à renda per capita podem levá-lo a ser classificado como desenvolvido, mesmo que haja baixa qualidade de vida entre a maioria de sua população.

Longevidade ou expectativa de vida

A longevidade ou expectativa/esperança de vida ao nascer corresponde ao número médio de anos que um indíviduo pode esperar viver.
Nos países pobres, a esperançade vida geralmente também é usada para esse mesmo fim, mas nem sempre as ações planejadas são suficientes para resolver todos os problemas dos idosos.

Nível de escolaridade

Nível de escolaridade é outro dado importante para calcular o grau de desenvolvimento de um País. Para obter esse dado, são consideradas as taxas de analfabetismo e as matrículasfeitas nas escolas do Ensino Fundamental,Médio e Superior.
Conhecendo esse dado, os órgãos governamentais podem elaborar políticas públicas para melhorar a qualidade da educação do País.

PIB per capita

PIB per capita é uma média numérica que corresponde à soma de toda a riqueza produzida no País dividida pelo total da população.
É usada por instituições públicas e privadas.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

Os dadosreferentes à expectativa de vida, ao nível de escolaridade e à renda per capita analisados em conjunto resultam no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2009, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os países são classificados em quatro categorias:
- Desenvolvimento humano muito elevado;
- Desenvolvimento...
tracking img