The Corporation

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 9 de junho de 2015













Relatório do documentário “The Corporation”.















São Paulo
2015
1 – Consumo e ética de mercado

O papel do consumidor na sociedade é claro, algo que muitas vezes não fica evidente é o motivo pelo qual ele opta por um produto em detrimento a outro. A compra pode ser definida como um conjunto de reações que alguém apresenta ao responder os estímulos do mercado. Estesestímulos são consequências de fatores pessoais, ambientais, situacionais e de marketing. Conhecer o que os consumidores desejam, como tomam suas decisões no momento de adquirir um produto e a forma que utilizam esses produtos, é essencial para as empresas alcançarem sucesso em seu nicho de mercado. Cabe às organizações conhecerem e entenderem o mercado onde atuam e quem são seus possíveis clientes. Paraisso, pesquisadores de mercado começaram a estudar o comportamento de compra dos consumidores e entenderam que grande parte dos compradores adotavam os mesmos padrões de consumo. O indivíduo, exercendo seu papel de consumidor, sofre influências culturais, sociais, pessoais e psicológicas. Destaca-se a cultura como o principal impactante do comportamento e dos desejos de uma consumidor. Isso estáno dia a dia das pessoas, as lojas e empresas estão presentes na vida da população de diversas maneiras e isso faz com que o desejo pelo consumo seja constante. “Quando for dormir, terá recebido até 09 mensagens disfarçadas.”



2 – O poder das maquinas

A corporação moderna nasceu na era industrial em 1712 quando um inglês, Thomas Newcumen inventou uma bomba a vapor para retirar água de uma minapara os mineiros ingleses tirarem mais carvão, em vez de água. Ou seja, aumentou a produção (mais carvão por homem/hora). Na sequência mais aço por homem/hora, mais tecido, mais carro e hoje mais chips e aparelhos por homem/hora.
No início eram grupos autorizados pelo estado (o qual impunha regras muito claras, como por exemplo, o tempo que operavam, valor do capital, o que fariam) para realizaruma tarefa específica, por exemplo erguer uma ponte sobre um rio. “Eram consideradas um presente do povo para servir o bem público”
A corporação como pessoa jurídica é um grupo que investe dinheiro numa empresa. Ele pede uma licença ao governo para ser uma corporação. Dada essa licença, a corporação opera legalmente como uma pessoa, uma pessoa jurídica. Com os direitos de uma pessoa, pode comprare vender propriedades, fazer empréstimos, processar e ser processado.
As corporações tem os direitos de pessoas imortais, sem consciências morais, ou seja, são um tipo especial de pessoa, não são como nós. Corporações só pensam em uma coisa: faturar o máximo possível em um determinado período. É o que move o capitalismo.
As corporações não se importam com problemas externos, ou melhor, seimportam, mas deixam o problema ser resolvido por outro, já que as mesmas já tem seus próprios problemas.
A corporação é uma máquina externalizadora, é projetada para alcançar determinado objetivo. Não importa como, este objetivo terá que ser alcançado. Assim como o tubarão é uma máquina assassina, a corporação é uma máquina externalizadora, age desta forma, pois tem na sua essência o que é necessáriopara conseguir o que deseja.



3 – Transparências das organizações

As corporações muitas vezes, pensando somente em lucrar e vender cada vez mais instalam-se em países sem desenvolvimento para comprar mão de obra barata, e ao mesmo tempo, faz com que o local e a população enxergue a empresa como uma salvação. Porém, na realidade, pagam baixíssimos salários para esses trabalhadores e colocam ovalor, por exemplo, 400% mais caro do que valeria. Essa forma de produção não é vista pelo mercado, e algumas empresas, já sabendo que podem sofrer com processos e indenizações, deixam dinheiro reservado para este tipo de ação. O Case do Canal FOX é um exemplo que deixa claro que as corporações não tem transparência, no qual as pessoas que sabiam de como aquilo funcionada, não podiam relatar o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • The Corporation
  • The corporation
  • The corporation
  • The corporation
  • the corporation
  • The Corporation
  • The corporation
  • The corporation

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!