The big bang

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. FÍSICA MODERNA 4
3. BIG BANG – ORIGEM DO UNIVERSO 5
3.1 COMO SE CHEGOU A IDEIA DO BIG BANG? 5
4. CURIOSIDADE 8
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
7. REVISÃO DE LITERATURA 11
ANEXOS 13












INTRODUÇÃO

A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou –e ainda proporciona – vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.































FÍSICA MODERNA

No final do séc. XIX cientistas de todo o mundoacreditavam que os conhecimentos sobre as leis físicas tinham chegado ao fim. Até então, as leis do eletromagnetismo, propostas por James Clerck Maxwell e Michael Faraday, eram consideradas o ponto final do conhecimento físico, e nada mais poderia ser descoberto na ciência da natureza. Mas no ano de 1900, Max Planck, tentando explicar os fenômenos da radiação térmica, revolucionou a física,apresentando a mecânica quântica.

Em 1905, Albert Einstein, um jovem e desconhecido físico alemão, publicou a Teoria Especial da Relatividade e a teoria do Efeito Fotoelétrico, que revolucionou a mentalidade científica para o estudo dos fenômenos atômicos.

Com o desenvolvimento da Mecânica Quântica, através dos trabalhos de Albert Einstein, Niels Bohr, Werner Heisenberg, Wolfgang Pauli, ErwinSchrödinger, entre outros, descobriu-se o comportamento dual dos elementos atômicos e das ondas eletromagnéticas, que ora se manifestavam como partículas, tendo massa e dimensões definidas, ora se manifestavam como ondas.

A física voltou-se para o mundo microscópico, onde passou a estudar os fenômenos subatômicos, que mais tarde possibilitou grandes avanços tecnológicos, como odesenvolvimento das telecomunicações, os avanços na eletrônica, e até mesmo uma explicação mais eficiente sobre a evolução do universo. 








BIG BANG – ORIGEM DO UNIVERSO

A teoria do surgimento do universo mais aceita atualmente é que ele teve início com o Big Bang quente há  aproximadamente 13,7 bilhões de anos (tempo previsto pela Lei de Hubble, que encontra interpretação naRelatividade Geral) e tem se expandido e esfriado ao longo do tempo, formando as estruturas que conhecemos hoje. O primeiro microssegundo A foi o período de formação, quando a matéria dominou a antimatéria que serviram de “sementes” para a formação de galáxias e outras estruturas, a matéria escura e a energia escura.
Nos primeiros instantes após o Big Bang, a temperatura era extremamente elevada, daordem de 1032 Kelvins (K). Os avanços científicos mostram que as primeiras estrelas e galáxias surgiram quando o universo tinha cerca de 100 milhões de anos. As regiões mais densas se expandiam mais lentamente e começaram a colapsar. Como tinham cerca de um milhão de massas solares cada uma foram as primeiras estruturas do cosmos ligadas gravitacionalmente e, eram formadas de matéria escura incapazde emitir ou absorver luz.
A radiação cósmica de fundo em microondas descoberta por Arno Penzias e Robert Wilson em 1964 vislumbra o universo na tenra idade de 380 mil anosB no período em que os átomos se formaram. Antes disso o universo era uma mistura de núcleos atômicos, elétrons e fótons que ao esfriarem-se a 3.000 K os núcleos e elétrons se combinaram para formar átomos.1 COMO SE CHEGOU A IDEIA DO BIG BANG?

No início do século XX, até por volta de 1908, havia um consenso de que o universo era estático e eterno, não se cogitava o início do universo a partir do Big Bang. Em 1916, Albert Einstein publicou a teoria da relatividade, a qual dizia que o universo estaria se expandindo. A idéia de universo ganhou novos rumos. Cientistas, com a ajuda de...
tracking img