Thaylor e fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
Administração é administrar a ação através das pessoas com objetivo bem definido.
Este estudo relacionará a teoria de Fayol e Thaylor se estas se aplicam nos dias atuais em uma ou mais esferas abordadas.
A análise se da em observância a empresa VIX noramo de Logística.
















Análise comparativa entre Fayol e Thaylor
FAYOL
Segundo Fayol a Administração é uma função distinta das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com essa distinção Fayol contribuiu para que se torne mais nítido o papel dos executivos. Identificou quatorzeprincípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicadas de modo flexível. Os quatorze princípios são:
1. Divisão do Trabalho: dividir o trabalho em tarefas especializadas e destinar responsabilidades a indivíduos específicos;
- Na empresa VIX existe a divisãofuncional do trabalho onde cada cooperador é responsável por uma área especifica a seu cargo, facilitando a execução do mesmo.
2. Autoridade e responsabilidade: Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma consequência natural da autoridade. Ambos devem esta equilibrada entre si;
- Em cada área existe um responsável técnico (supervisor de área) paracoordenar as execuções do trabalho, onde os executores repassam as informações a cerca do trabalho executado aos supervisores de área.
3. Disciplina: Depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos;
- Isso funciona muito bem no dia a dia da empresa, pois é o resultado da autoridade. Os cooperadores respeitam as regras internas da empresa, o quecontribui para o melhor andamento do trabalho.

4. Unidade de comando: Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única;
- Apesar de existir um supervisor para cada área, os cooperadores possuem apenas um gerente geral, de onde partem os comandos. Até mesmo os supervisores de área recebem o comando do gerente geral.
5. Unidade de Direção: os esforços dosempregados devem centrar-se em atingir os objetivos organizacionais;
- Cada setor de trabalho possui metas a serem alcançadas, e as equipes dos setores trabalham entre si para alcançar essas. Quando se alcançam as metas e objetivos, os cooperadores têm direito a premiações.
6. Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interessesparticulares;
- A pesar de estarmos juntos num mesmo ambiente de trabalho, somos pessoas diferentes com visões e posturas diferentes, porém no ambiente de trabalho deixamos de lado os interesses particulares para focar e alcançar os interesses da empresa, e isso acontece, pois quando nos reunimos em ambientes fora do trabalho temos “outras” posturas e focamos outras coisas naquele meio.
7.Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição;
- Acredito que essa parte é justa, pois todos os cooperadores têm carteira assinada e recebem cada um de acordo com o cargo ocupado na empresa, havendo uma valorização aos que possuem um nível de escolaridade maior.
8. Centralização: Refere-se a concentração da autoridade notopo da hierarquia da organização;
- Possuímos um gerente geral em nossa área de trabalho onde os supervisores de área são subordinados a este, porém na matriz da empresa existe a coordenadora geral responsável por toda parte da área de Logística, onde o gerente é subordinado á coordenadora geral.
9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É o...
tracking img