Thay

Páginas: 4 (926 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
Angola e Regional
Capoeira de Angola
Os negros vindos para o Brasil eram em sua maioria de Angola, diziam ser mais ágeis, por terem estatura mediana e por isto tinham mais aproveitamento notrabalho e no jogo da Capoeira. O nome “CAPOEIRA” deu-se pelo motivo dos escravos ao fugirem para as matas, cujo nome é Capoeira. Os senhores mandavam os capitães-do-mato buscarem os escravos, que osatacavam com pés, mãos e cabeça, dando-lhes surras ou até mesmo matando-os, porém os que sobreviviam voltavam para os seus patrões indignados. Então os Senhores perguntavam: -”Cadê os negros?” e a respostaera: – Nos pegaram na Capoeira”, referindo-se ao local onde formam vencidos.
A Capoeira no meio das matas era praticada como luta mortal, já nas fazendas ela era praticada como brinquedo inofensivo,pois ela estava sendo feita por baixo dos olhos dos Senhores de Engenho e dos Capitães-do-mato; e naquele momento se transformou em dança, pois ela precisava sobreviver, uma luta de resistência. O nomeCapoeira Angola surgiu quando o Senhor de Engenho flagrava os negros jogando, ele dizia: -” Os negros estão brincando de Angola”. Movimentos muito raros nas fazendas. Com as fugas em massa dasfazendas, a Capoeira se afirmava como arma de defesa no meio das grandes matas, onde situavam-se os Quilombos.
Em 1888 a Lei Áurea aboliu a escravidão no Brasil e em 1890 baixou um decreto sobre aimigração que autorizava a entrada de africanos e asiáticos no País, somente mediante permissão do Congresso Nacional. A prática da Capoeira é incluída no Código Penal. Rui Barbosa decidiu queimar todos osdocumentos da escravidão no Brasil, mas a Capoeira resistiu apesar de ter sido usada por políticos para aterrorizar seus adversários. Ela sobreviveu e mais tarde transformou-se em cultura popularbrasileira e com isto surgiram os grandes amantes da Capoeira Angola, como Besouro Mangangá, Valdemar da Paixão, Totonho de Maré, Cobrinha Verde, Canjiquinha, Caiçara, Atenilo, Nagé Traíra, Pedro Mineiro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • THAYS
  • thay
  • thay
  • Thays
  • thays
  • thay
  • thay
  • thay

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!