TGECP ATIVIDADE ROUSSEAU LOCK E TÖNNIES

1014 palavras 5 páginas
FTC – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

CURSO : DIREITO
DISCIPLINA : CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
PROF. : CHARLES BARBOSA

ATIVIDADE EM SALA

REFLEXÕES COM TÖNNIES, LOCKE e ROUSSEAU

1.0 Com fundamento na leitura dos três primeiros capítulos de “Ciência Política” (Paulo Bonavides) e em estudos complementares, destaque no texto abaixo os trechos que aludem à sociedade e aqueles relacionados à comunidade. Indique os elementos idôneos a justificar a dicotomia e emita juízo de valor sobre a posição de Tönnies, no particular.

Tönnies estabelece uma dicotomia ao afirmar que, de um lado, figurava uma vida social de conjunto, íntima, interior e exclusiva, e, de outro, constituir-se-ia outra, de domínio público, do mundo exterior.1 Um determinado corpo existiria muito antes de uma outra forma de associação de indivíduos e seus fins, ainda que isso não implique em sua restrição a tais condições genéticas. Estas relações seriam primordialmente sustentadas por elementos de uma cultura holista, por “hombres que se sienten y saben como perteneciéndose unos a otros, fundados en la proximidad natural de sus espíritus” 2.
A vida social de conjunto, íntima, interior e exclusiva prescindiria, pelo menos a priori, da necessidade de igualdade e liberdade das vontades. Em grande medida, constituir-se-iam, por razões de determinadas desigualdades “naturais”, como aquelas encontradas entre sexos, idades ou forças físicas e morais distintas, como se dão nas condições materiais de existência. Sua origem repousaria na consciência da dependência mútua determinada pelas condições de vida comum, pelo espaço compartilhado e o parentesco: por isso se realizariam com elementos de bens e males, esperanças e temores, amigos e inimigos 3, mobilizada pela energia liberada por sentimentos envolvidos como afeto, amor e devoção.
Da passagem do modo de vida rural para o urbano teríamos o desencadeamento de uma ruptura na organização destes núcleos de sociabilidade. Quanto mais

Relacionados