Tga - caso romeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTE I

ASPECTOS GERAIS

A atividade industrial mostrada no filme “Metrópolis” é caracterizada por uma cidade subterrânea comandada por um indivíduo chamado “Joh Fredersen”. Nesse subterrâneoestavam as máquinas que faziam mover toda a grande cidade acima.

Os trabalhadores eram tratados como se não fossem seres humanos, mas sim máquinas, e estavam lá como parte das engrenagens quesustentavam a grande cidade. Os empregados eram submetidos a uma especialização além dos limites.

Os empregados eram submetidos a dez horas de trabalho maçante e pesado. Os acidentes envolvendo ostrabalhadores e as máquinas eram tratados como algo rotineiro e insignificante, e os operários eram substituídos como peças defeituosas.

Existia um homem que ficava no comando da “Máquina Central”,máquina essa que fazia todo o controle de todo o trabalho das máquinas e operários.

Num momento do filme, o filho do mandatário ver um acidente envolvendo operários e uma máquina. Levando o acontecidopara o seu pai, Joh trata o ocorrido como algo rotineiro, com a visão de total desprezo para com os seus empregados.

Os empregados já não aguentando tanta falta de respeito, começaram a se reunirescondidos para discutir a sua condição no trabalho.

Como resultado de trabalho pesado e a falta de respeito com os funcionários, um tipo de sindicato foi formado no interior das catacumbas, lideradospor Maria, os funcionários se reuniam para discutir sua condição e os meios para se libertarem da opressão que sofriam.

O FILME E AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Existe uma divisão entre a concepçãoe a execução do trabalho em “Metrópolis”. A concepção do trabalho era ditada por uma máquina central e controlada por um capataz do grande administrador. A execução do trabalho se fazia pelosoperários, com total especialização, isso na tentativa de deixar o trabalho mais produtivo, mas ultrapassando a barreira, deixando assim o trabalho caracterizado pela: monotonia, fadiga, tensão.

Os...
tracking img