Tg - prensa pneumatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O projeto e construção deste dispositivo veio a partir de uma sugestão do professor Tamashiro e em consenso do grupo, alimentamos a sugestão e com algumas mudanças levamos à frente a idéia e procuramos criar um dispositivo de automação industrial para a reciclagem com uso do ar comprimido, considerando o constante crescimento destas áreas nas indústrias atualmente.
Outrofator importante será a redução significativamente do espaço físico em até 1/3 do seu tamanho natural, lembrando que contribuiremos também com o nosso meio ambiente. (veja história da Garrafa PET na página seguinte).

História da Garrafa PET

Aproximadamente em 1988 a garrafa descartável feita com polietileno tereftalato - ou PET, como conhecemos - surgiu como opção leve e barata parasubstituição das pesadas e de alta manutenção, garrafas de vidro. Infelizmente, não foi lançada em conjunto com as embalagens uma solução para o recolhimento e reutilização das mesmas, muito menos reciclagem.
O Brasil produz anualmente cerca de 3 bilhões de garrafas PET, um produto 100% reciclável, mas o volume de reciclagem atualmente beira os 50%. Isso significa na prática que pelo menos 1bilhão e meio de plástico não-biodegradável é descartado no meio ambiente por ano, o que significa algumas centenas de anos para absorção na natureza.
Existem diversos projetos de recolhimento de PET para reciclagem no Brasil, que são utilizados tanto na geração de outros produtos como brinquedos, móveis, arte e até barcos, como também são triturados e reprocessados para darem origem a novasgarrafas e outros objetos feitos com polietileno. A grande vantagem, além da óbvia preservação do meio ambiente, é o custo. Uma garrafa de polietileno reciclado custa cerca de 40% menos que a tradicional e a maneira como a reciclagem é feita elimina qualquer possibilidade de contaminação ou queda na qualidade do produto final. É uma perfeita garrafa PET, só que a matéria-prima já veio semi-pronta.Benefícios da Reciclagem

✓ Reduz o volume de lixo gerado, contribuindo para a solução da questão do tratamento de resíduos resultantes do consumo;
✓ Injeta recurso nas economias locais, reconhecimento de impostos e desenvolvimento do mercado;
✓ Estimula outros negócios, por gerar outras atividades produtivas (máquinas e equipamentos especiais);
✓Assegura renda em áreas carentes, ocupação e remuneração de mão de obra não qualificada;

Vantagens da Pneumática

✓ Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.

✓ Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho,aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.

✓ Robustez dos componentes pneumáticos. A robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequências de operação. São de fácil manutenção.

✓ Facilidade de implantação.Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas à disponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.

✓ Simplicidade de manipulação. Os controles pneumáticos não necessitam de operários superespecializados para sua manipulação.

✓ Segurança. Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressõesmoderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.

✓ Redução do número de acidentes. A fadiga é um dos principais fatores que favorecem acidentes; a implantação de controles pneumáticos reduz sua incidência (liberação de operações repetitivas).

Lista de Abreviaturas

¶ - Pi

√ - Raiz...
tracking img