Textosobresistemasinformacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Sistemas de Informação
(fonte: http://www.facape.br/valto/sistinfo/Os_Sistemas_de_Informacao_-_Parte_I.doc)

“Estamos no limiar de uma nova era de possibilidade e de desafios. A única época, na história da Humanidade, que ofereceu uma transformação cultural tão forte foi o período do Renascimento. O principal fator cultural do Renascimento foi a difusão da imprensa, levando os livrosreligiosos e clássicos a um grande número de pessoas. As idéias da cultura clássica voltaram a se difundir e, depois dos Anos Negros, oxigenaram a criação artística e cultural. Em conseqüência, novas possibilidades se abriram, a economia prosperou, aumentou a liberdade e a civilização moderna apareceu. Agora, com a difusão do acesso e do processamento da informação, Um Mundo Novo é Possível. O choque,previsível, ocorre entre os que defendem a abertura e a liberdade. Esta liberdade possível, se viabilizada, permitirá imensas possibilidades de crescimento econômico e cultural.” Nesta perspectiva, as próximas décadas serão fundamentais para o crescimento de nova estrutura social, onde cada indivíduo terá uma maior participação no processo decisório. Isto será causado. Em grande parte pela difusãodos Sistemas de Informação mjundiais. É imprescindível que as possibilidades oferecidas pelo processamento da informação sejam administradas por pessoas plenamente conscientes das implicações sociais desta mesma tecnologia. Uma das possibilidades das TI é o desenvolvimento do Terceiro Setor, que graças a uma maior flexibilidade e rapidez de ação, podem agir congregando seus aderentes, via rede, deforma mais eficaz e com menos influência da tecnoestrutura. Se falharmos é bom lembrar dos lemas escritos da fachada do Ministério da verdade, citados por George Orwell no seu livro 1984, Guerra é Paz, Liberdade é Escravidão, Ignorância é Força.”

José Palazzo Moreira de Oliveira (Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Revista Ciência e Cultura, abr-jun,2003).

Senha acessopara acesso ao questionário: sistemas

1. Introdução As grandes transformações ocorridas no últimos anos, impulsionaram principalmente pelo avanço da tecnologia, provocaram a passagem da antiga sociedade industrial para uma nova sociedade baseada no informação e no conhecimento. O avanço tecnológico acelera-se cada vez mais e resulta em uma nova realidade caracterizada por forte competição –clientes cada vez mais exigentes, leis de defesa do consumidor mais duras, necessidade de busca continua de qualidade, pressão para redução de custos, etc. – o que torna imperativo a melhoria substancial do desempenho empresarial. A melhoria do desempenho empresarial requer a reformulação da clássica estrutura organizacional das empresas baseadas, baseada na especialização por funções, e oreconhecimento da informação e do conhecimento como alguns dos principais recursos empresarias, o que exige profundas modificações nas práticas administrativas correntes e na condução dos processos de negócios, como forma de sobrevivência no atual ambiente competitivo.

2. O que são sistemas
Grupo de itens que interagem entre si ou que sejam interdependentes, formando um todo unificado, orientado paraatender a objetivos específicos. Um conjunto organizado de doutrinas, idéias ou princípios, habitualmente previstos para explicar a organização ou o funcionamento de um conjunto sistemático.

3. A informação
Atualmente, a informação se constitui de um dos principais patrimônios de uma empresa. Pode-se afirmar que o sucesso das organizações, qualquer que seja o seu porte ou ramo de atividade,depende, cada vez mais, de informações. Elas são essenciais para as atividades de qualquer nível hierárquico empresarial, sendo que todos os processos de negócios se baseiam em informação. Embora qualquer pessoa tenha idéia do que seja uma informação, deve-se procurar defini-la de uma maneira mais precisa. Para isso, é preciso entender um conceito intimamente relacionado: os dados. Dados podem ser...
tracking img