Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
METAL
Sua História O primeiro metal descoberto foi o cobre, ainda na pré-história, no oriente médio. Com a descoberta deste material e posteriormente de outros metais foi possível desenvolver ferramentas mais eficientes que as de pedra. Com o uso do metal também foi possível fabricar a roda. Hoje em dia ele é encontrado em nossa casa (ex: panelas, armários, talheres), nos automóveis, nasembalagens de alimentos, etc. Ele é sólido, não deixa passar luz (é opaco) e conduz bem a eletricidade e o calor, possuindo um brilho especial chamado de metálico. Quando aquecido é maleável, podendo ser moldado em várias formas, desde fios até chapas e barras. Os metais podem ser encontrados misturados no solo e nas rochas, sendo chamados de minérios. Composição Os minérios são substâncias encontradasem solos e rochas de onde é possível extrair os metais. Alguns metais, tais como o ferro e o cobre, são extraídos dos minérios já na forma a ser utilizada. Outros, como o aço e o bronze, precisam ser associados a outras substâncias (ex: aço = ferro + carvão).

FIQUE POR DENTRO: Usado desde as primeiras civilizações humanas o metal ganhou espaço. Porém, danos ambientais causados hora pelamineração, hora pelo descarte de materiais metálicos, despertam a necessidade do uso racional deste recurso. • No processo de reciclagem dos metais há considerável redução no uso de energia e água e na emissão de poluentes atmosféricos e contaminação das águas. No caso da reciclagem do alumínio há uma redução de 95% de energia em relação à produção a partir do minério. • A cada 75 embalagens de açorecicladas, economiza-se uma quantidade de carvão vegetal equivalente a uma árvore. • Materiais como pilhas, baterias e lâmpadas fluorescente são dotados de metais pesados e, se descartados sem tratamento, contaminam o solo, o lençol d’água e por conseqüência os seres que se utilizarem destes recursos. O tratamento adequado e a reciclagem de materiais que contenham metais pesados são possíveis, porémcaros e nem todas as indústrias que os produzem se responsabilizam por seu destino final. O recebimento e o tratamento de determinadas pilhas e baterias tornaram-se obrigatórios por parte dos fabricantes após a resolução CONAMA 257/99. Fiquem atentos!

Produção Para a obtenção dos metais através dos minérios é feita a redução deste minério, ou seja, a separação do metal dos demais componentes. Esteé o processo primário e é feito a altas temperaturas com elevado consumo energético.

Reciclagem de Metal A reciclagem do metal é considerada o processo secundário de obtenção deste material, e neste caso é feita a fusão do metal já usado com um consumo de energia menor. Portanto, uma das mais importantes vantagens da reciclagem dos metais é a economia de energia, quando comparado a sua produçãodesde a extração do minério até seu beneficiamento. Sua reciclagem ocorre em diferentes unidades industriais dependendo do tipo e no caso dos metais pesados, o processo é mais complexo. Os materiais ferrosos podem ser facilmente separados dos demais através de uma máquina com imã que atrai os objetos de aço.

Metais recicláveis Lata de bebidas e alimentos Lata de biscoito, óleo, de leite em póLata de produtos de limpeza Bandeja Panela Ferragem Grampo Fios elétricos Embalagem Marmitex Alumínio, Cobre e Aço Recipientes de folha de flandres Chapas metálicas Panelas (sem cabo, que é plástico) Outras sucatas de reformas (arames, pregos, fios de cobre, etc.)

Metais não recicláveis Lata de aerosol Lata de tinta Pilha normal Pilha alcalina Lata de inseticida Lata de pesticida GramposEsponjas de aço Canos Embalagens aluminadas (salgadinho, café, etc.)

Tipos de Metal Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito. Dentre eles existem alguns bem diferentes, como o mercúrio (que é líquido) e o sódio (que é leve). Os mais conhecidos e utilizados há muitos anos são o ferro, cobre, estanho, chumbo, ouro e a prata. Os metais podem ser separados em dois...
tracking img