Texto e textualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Introdução à Leitura Professora Maria de Lourdes Guimarães de Carvalho
O que é texto? TEXTO - escrito ou oral; O que as pessoas têm para dizer umas às outras não são palavras nem frasesisoladas, são textos; TEXTO - dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal; TEXTO - Unidade de linguagem em uso, cumprindo função sociocomunicativa (1ª função).
Existe uma série de fatorespragmáticos que contribuem para a construção e reconhecimento do texto, ou seja, para sua produção e recepção: I - As intenções do produtor/redator; II - Jogo de imagens mentais que cada um dosinterlocutores faz de si, do outro e do outro com relação a si mesmo e ao tema do discurso/texto;
III - O espaço de perceptibilidade visual na comunicação; IV - O contexto sociocultural em que se insere odiscurso, delimitando os conhecimentos compartilhados pelos interlocutores (tom de voz, postura....).
2ª função: Unidade Semântica O texto pode ser percebido pelo receptor como um todosignificativo: A coerência – responsável pelo sentido do texto. Esse é coerente quando apresenta uma configuração conceitual compatível com o conhecimento de mundo do receptor/leitor que precisa deter osconhecimentos necessários à sua interpretação.
Grande parte destes conhecimentos necessários não vem explícita, mas fica dependente da capacidade de pressuposição e inferência do receptor/leitor. A coerênciado texto deriva de sua lógica interna e o conhecimento de mundo de quem processa o discurso/texto.
3ª Função: Unidade formal, material Elementos lingüísticos devem se mostrar reconhecivelmenteintegrados, de modo a permitir que ele seja percebido como um todo coeso.
O texto será bem compreendido quando avaliado sob três aspectos: I - pragmático: atuação informacional e comunicativa; II -semântico-conceitual: coerência; III - formal: coesão.
TEXTUALIDADE Conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto e não apenas uma seqüência de frases. Fatores responsáveis: I -...
tracking img