Texto a escola de frankfurt

Páginas: 3 (544 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
Resumo Texto: A Escola de Frankfurt

Para entendermos o que o texto vai nos apresentar, é necessário saber o que se entende por Escola de Frankfurt.
A escola de Frankfurt era um grupo depensadores, cientistas sociais. São eles, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Erich Fromm e Herbert Marcuse. Todos eles são pensadores independentes e não pertenceram a área de comunicação efetivamente, apenastinham o projeto de elaborar uma crítica à sociedade.
Horkheimer e Adorno criaram o conceito de indústria cultural que substituiu o conceito anterior “cultura de massas”.
Entende-se por indústriacultural a lógica construída em cima de interesses mercadológicos, onde o estudo dessa lógica irá impor um consumo e fará uma pressão para que o homem seja um consumidor de cultura e não um“fabricante” dela.
Temos novamente a mídia assumindo um papel fundamental, ela é a norteadora da intenção de reduzir a nossa condição de sujeito político e nos fazer meros consumidores.
Para Adorno, a arte éo maior legado que o homem pode deixar. Ela faz com que os seres humanos pensem na sociedade em que vivem de uma maneira crítica. A arte é um aprendizado, é utópica e nos faz sonhar com um mundo novo,uma promessa de vida inusitada. O pensamento vem vinculado com essa definição já que é ele que nos faz perceber o mundo de forma diferente.
Existe uma tese que diz: O homem nasce um animalpré-maturo e vai sendo aculturado, recebendo diretrizes para conseguir se conduzir na sociedade. De certo modo, a cultura emancipa os seres humanos no qual vão sendo aperfeiçoados, educados usando a ética paratornarem-se seres políticos, sem precisarem recorrer à lei. Este é um processo de educação interminável.
Outra maneira de afirmar a tese é através do iluminismo, que diz: Se o homem quiser seemancipar, ele deve largar as religiões e confiar na racionalidade. Pensadores afirmam que só a cultura irá democratizar a sociedade. Porem com a chegada do capitalismo houve uma mudança nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do texto a escola de frankfurt (f. rüdiger)
  • Escola de Frankfurt
  • Escola de Frankfurt
  • Escola de Frankfurt
  • Escola de frankfurt
  • A Escola de Frankfurt
  • A escola de Frankfurt
  • Escola de Frankfurt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!