TEXTO: A CULCHAUI, Marilena. Convite à filosofia.

1870 palavras 8 páginas
1. Que quer dizer a palavra critica?
A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais: Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; Exame nacional de todas as coisas sempre conceito e sem pré-julgamento; Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica. A atitude filosófica é uma atitude crítica porque preenchem esses três significados da noção crítica, a qual, como se observa, é inseparável da noção de racional, que vimos anteriormente. 2. Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
Quando o que era objeto de crença aparece como algo contraditório ou problemático e por isso se transforma em indagação ou interrogação, estamos passando da atitude costumeira à atitude filosófica.
A filosofia é o ato de pensar! Nós começamos a pensar, indagar quando buscamos repostas para determinados assuntos, o desejo de sabedoria desperta em todos nos umas certas perguntas que tentamos buscar qndo pensamos, quando nos indagamos!!!
Mas não se pode pensar assim no meio de todo o nosso mundinho material, com todo o nosso conforto!!
3. Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
A filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos homens) tornam-se estranhas, espantosas, quando as opiniões estabelecidas disponíveis já não nos podem satisfazer. A filosofia volta-se preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é nesses momentos críticos que se manifesta mais claramente a exigência de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas.

4. Por que se pergunta “Para que filosofia”?
Pensamento racional, procedimentos especiais para conhecer fatos, aplicação pratica de conhecimentos teóricos, correção e acumulo de saberes: esses objetivos e propósitos das ciências

Relacionados