Texto que fale sobre 1- oportunidades e ameaças presentes no cenáro global

4616 palavras 19 páginas
Como a modernização e a tecnologia influenciam nas relações humanas
Shani Falchetti e Raphael Henrique Castanho Di Lascio psicoshani@yahoo.com.br Shani Falchetti, graduanda do 5º ano de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Raphael Di Lascio, professor do Curso de Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná.
2003

Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso atendendo os requisitos necessários para a aprovação na habilitação de formação de Psicólogos.

Idioma: português do Brasil
Palavras-chave: Tecnologia, ser humano, relacionamento, modernização.ResumoO presente artigo aborda, questões pertinentes à modernização e a tecnologia, seus avanços e influências no cotidiano do ser humano. A Revolução Industrial tornou as organizações maiores e mais complexas, trazendo consigo avanço tecnológico e uma visão focada para a lucratividade e produtividade, onde homens já não identificam-se com o produto de seu trabalho. Cada vez mais percebemos em nossos lares e local de trabalho, as amarras da tecnologia bitolando fortemente o ser humano, individualizando-o, dificultando seu contato e relacionamento com os demais, mutilando indiretamente a criatividade, a imaginação, a percepção e a espontaneidade. Uma grande parte de nossas vidas é gasta nos domínios da conformidade; estamos sujeitos à considerável manipulação e ajustamento, e é bem possível que muitas das escolhas que nos estão abertas, são mais aparentes do que reais. O homem vai deixando de lado sua capacidade criadora para tornar-se a “engrenagem de uma máquina”. A experiência do homem urbano, metropolizado, funde-se com a tecnologia moderna. Mudanças na estrutura urbana, na arquitetura, nos meios de comunicação e no transporte de uma sociedade midiática correspondem à nova estrutura da vida. Parece que o ritmo das máquinas impõe um novo ritmo e um novo tempo para o ser humano. Há pouco mais de cem anos o Brasil era um país predominantemente agrário. Ainda que as cidades existissem e que

Relacionados