Teste de Rorschac - revisão bibliográfica

1860 palavras 8 páginas
Teste de Rorschac - revisão bibliográfica

Introdução

O presente trabalho fez uma coleção de artigos científicos relacionados com os testes psicológicos de avaliação projetivas baseados nos testes de Rorschach e no Teste de Apercepção Temática – TAT. O teste de Rorschach é uma técnica de avaliação psicológica que faz parte dos testes projetivos. Este teste se baseia na interpretação de respostas dadas pelos participantes diante da apresentação de 10 pranchas com manchas de tintas simétricas.
O teste utiliza o conceito de Hipótese projetiva ,desenvolvido por Freud, onde o participante ao tentar dar significado as pranchas, projeta aspectos de sua própria personalidade. O psicólogo que trabalha como um interprete vai analisar as respostas e tentar reconstruir as características da personalidade do sujeito avaliado.

O Teste de apercepção temática (TAT), também é uma técnica projetiva de avaliação psicológica. O TAT consiste em apresentar uma série de pranchas, selecionadas pelo examinador, ao sujeito e este deverá contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequência revelam componentes importantes da personalidade, que são decorrentes de duas tendências psicológicas segundo a teoria de Murray. A primeira é a tendência das pessoas para interpretar uma situação humana ambígua baseando-se em suas experiências passadas e em seus anseios presentes. A segunda é a inclinação das pessoas que escrevem histórias para agir de igual maneira para utilizar os acervos de suas experiências e expressar seus sentimentos e necessidades conscientes e inconscientes. A aplicação é individual e pode ser aplicado em pessoas com idades entre 14 e 40 anos.

O MÉTODO DE RORSCHACH EM ADOLESCENTES: ESPECIFICIDADES DE PRODUÇÃO EM FUNÇÃO DO GÊNERO

Roberta Cury‐Jacquemin
Sonia Regina Pasian
Fabiana Rego Freitas
FFCLRP‐USP
Objetivos
Este trabalho teve o objetivo de identificar possíveis diferenças nos padrões de

Relacionados

  • O jogo de xadrez: Um aliado ao desenvolvimento das habilidades psicossociais e da prática pedagógica
    10668 palavras | 43 páginas