Teste de mantel-haenszel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA

Teste de Mantel-Haenszel

Nathan Mantel,
estatístico americano, se formou na Universiade City College da cidade de Nova Yorkem 1939. De 1947 a 1974 ele trabalhou no Instituto Nacional do Câncer, onde Haenszel foi um colega. Mantel foi co-autor (com Haenszel) do artigo 1959, que introduziu o homônimo de Mantel-Haenszel doteste de independência.

William Manning Haenszel,
epidemiologista americano graduado pela Universidade Buffalo. Ele se juntou ao New York State Department of Health, em 1934. Grande parte do seutempo passou no Instituto Nacional do Câncer, onde trabalhou com Mantel . De 1976 a 1995 foi professor de Epidemiologia da Universidade de Illinois.

 Um teste adequado para testar a hipótese nulade independência entre duas variáveis ​dicotômicas usando dados de uma população dividida em classes.  O teste, foi introduzido em 1959 por Mantel e Haenszel, é a mais utilizada em contextos médicosem que, por exemplo, uma variável é o resultado ("sucesso" ou "fracasso"), a outra variável é o tratamento ('controle' ou ‘caso' ), e as classes correspondem a categorias diferentes de pacientes. O Teste se aplica a dados categorizados, em situações como o teste do Qui-quadrado. Contudo, em alguns casos, pode existir alguma variável (fator) associado ao fator discriminante, que esteja tambémexercendo influência (interferindo) sobre o fator discriminado.

O teste de Mantel – Haenszel é feito da seguinte forma: Calcula-se a estatística 
2 MH

([ SO  SE ]  0,5)  SV

2

SO é asoma dos valores observado que relacionam positivamente o fator discriminante e o fator discriminado; SE é uma soma semelhante, para os valores esperados; SV é a soma das variáveis para todas aspossíveis condições da variável de confusão, calculadas da seguinte forma

A1  A2  B1 B 2 V 2 T  (T  1)

(1)

Grau de liberdade:

( L  1)  (C  1)

O exemplo trata do estudo do efeito...
tracking img