Teste de coombs direto e coombs indireto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As imunoglobulinas, como outras proteínas, podem ser imunogênicas quando utilizadas para imunizar indivíduos de outras espécies. A maioria das anti-imunoglobulinas geradas destamaneira reconhecem as regiões conservadas de todos anticorpos de mesma classe. Os anticorpos anti-imunoglobulinas foram inicialmente desenvolvidos por Robin Coombs para estudar a anemia hemolítica do recémnascido e o teste para esta doença é denominado de Teste de Coombs. O teste de Coombs direto é um método que permite a identificação da presença de anticorpos fixados sobre as hemácias. Tecnicamente,baseia-se no fato de que os anticorpos que recobrem as hemácias podem ser identificados pela adição de anticorpos antigamaglobulina humana. Quando positivo, ou seja, indicando a presença deanticorpos aderidos às hemácias, formam-se pontes entre elas, levando ao fenômeno visível de aglutinação. Os dois testes de Coombs são: teste de Coombs direto e teste de Coombs indireto, o teste de Coombsdireto é usado no diagnóstico de doenças auto-imunes, investigação de reações transfusionais e doença hemolítica do recém-nascido.

TESTE DE COOMBS DIRETO

PRINCÍPIO
Os anticorpos ditosincompletos imunes , quando em contato com hemácias que contenham o antígeno correspondente, fixam-se na membrana das mesmas, bloqueando o antígeno; não têm, entretanto, a capacidade de aglutinar estashemácias. O soro de Coombs (soro antiglobulina humana) é capaz de promover a aglutinação dessas hemácias, ditas sensibilizadas. Através do Teste de Coombs Direto pode-se evidenciar os anticorpos contraantígenos dos eritrócitos, isto é, se in vivo há anticorpos incompletos aderidos à membrana eritrocitária.

OBJETIVO
Detectar a presença de anticorpos ligados a superfície das hemácias.MATERIAIS E MÉTODOS
Amostras de sangue total; Pipeta de 100 microlitros; Pipeta de 200 microlitros; 2 Tubos de ensaio; Soro de Coombs; Solução fisiológica; Centrifuga.

TÉCNICA
a) preparar uma...
tracking img