Terremoto Destr I Patrim Nio Hist Rico Do Nepal

498 palavras 2 páginas
Terremoto destrói patrimônio histórico do Nepal
Construções não resistiram aos tremores e foram ao chão.
Importantes construções do patrimônio histórico do Nepal foram completamente arrasadas pelo terremoto de 7,8 graus que atingiu o país no dia 25/04/15. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) anunciou que enviará uma equipe de especialistas para avaliar a extensão dos danos. No entanto, imagens produzidas por redes de televisão e fotógrafos já dão uma dimensão do estrago. Entre as atrações turísticas mais atingidas estão a torre de Dharahara, cujos nove andares foram ao chão, e três praças Durbar, que acumulam pilhas de entulho de templos que desabaram.
A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova. Disse lamentar profundamente o terremoto que tirou a vida de mais de 4.000 pessoas até o momento. "A UNESCO está pronta para ajudar na reconstrução do Nepal e fortalecer sua capacidade de lidar com problemas, pois acreditamos em nossa forte parceria e mútua convicção no poder da educação, ciência e cultura", acrescentou Irina, por meio de um comunicado.

Lista os danos do terremoto ao patrimônio histórico do Nepal:
1- Torre Dharaharae, em Katmandu
Dharahara foi construída em 1832 pelo então primeiro-ministro Bhimsen Thapa. Era um dos pontos turísticos mais importantes do Nepal. A torre de nove andares, também chamada de Bhimsen, já havia sofrido danos em dois terremotos anteriores, ocorridos em 1834 e 1934. Desta vez, porém, o monumento foi completamente destruído. A força da catástrofe fez com que a construção de 50,5 metros de altura desabasse por completo. Calcula-se que ao menos 180 corpos tenham sido retirados dos escombros. Muitos ainda encontram-se soterrados no local.

2- Praça Durbar, em Katmandu
‘Durbar’ é um termo genérico utilizado para descrever as praças que estão localizadas em frente a palácios reais, reporta o jornal The Huffington Post. Elas são resquícios dos reinos nepaleses que perduraram até a metade do século

Relacionados